Estreia do Spotify na bolsa bate recorde e valor da empresa chega a US$30 bi

Por Chuck Mikolajczak e Eric Auchard

LONDRES/NOVA YORK (Reuters) - As ações do Spotify subiram nesta terça-feira na esteira da maior listagem direta já realizada, dando à líder mundial do serviço de streaming de música um valor de mercado de quase 30 bilhões de dólares.

As ações abriram a 165,90 dólares, alta de quase 26 por cento ante o preço de referência de 132 dólares por ação estabelecido na Bolsa de Nova York na noite.

A decisão do Spotify de negociar suas ações por meio de uma rara listagem direta em vez de uma oferta pública inicial (IPO) provavelmente será observada por outras empresas que querem ingressar na bolsa sem a venda de novas ações e por bancos que podem deixar de ganhar milhões de dólares em outras operações.

Cerca de 27 milhões de ações mudaram de mãos até o início da tarde. Quase 91 por cento dos 178 milhões de ações do Spotify eram negociáveis, nível muito maior do que num IPO tradicional.

Alguns observadores do mercado alertaram os investidores para não levarem tanto em consideração o movimento no primeiro dia, dado o desempenho misto dos recentes IPOs de tecnologia.

A estreia do Spotify veio logo após a forte queda do mercado acionário dos EUA liderada por ações de empresas de tecnologia, embora o mercado tenha encontrado uma posição mais firme ao meio-dia nesta terça-feira.

(Por Chuck Mikolajczak e Eric Auchard)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos