Chinesa SenseTime é avaliada em US$4,5 bi após financiamento liderado por Alibaba, dizem fontes

Por Sijia Jiang e Julie Zhu

HONG KONG (Reuters) - A desenvolvedora chinesa de tecnologia de reconhecimento facial SenseTime triplicou seu valor em menos de um ano após uma rodada de financiamento liderada pelo Alibaba Group, passando a ser avaliada em cerca de 4,5 bilhões de dólares, disseram fontes familiarizas com o assunto.

A arrecadação de recursos ocorre durante um esforço do governo para tornar a China um líder internacional em inteligência artificial (IA) até 2025, quando o objetivo é aumentar o valor das indústrias do setor para 400 bilhões de iuanes (63,33 bilhões de dólares).

A SenseTime arrecadou 600 milhões de dólares em sua rodada de financiamento série-C, atraindo investidores como a empresa chinesa de comércio eletrônico Suning.Com e o fundo soberano de Cingapura Temasek Holdings, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

A empresa não divulgou seu valor de mercado, mas disse que agora é a plataforma de inteligência artificial mais valiosa do mundo. A SenseTime também informou que estabeleceu um recorde mundial para o valor arrecadado em uma única rodada de financiamento por uma empresa de inteligência artificial.

A SenseTime foi avaliada em 1,5 bilhão de dólares em julho, depois de ter levantado 410 milhões de dólares em sua rodada de financiamento série B, liderada pela China CDH Investments e pelo fundo estatal Sailing Capital.

As duas pessoas que divulgaram a avaliação atual se recusaram a ser identificadas, pois o assunto era privado. Uma porta-voz da SenseTime se recusou a comentar sobre a avaliação, já que a empresa passou para a rodada de captação de recursos da série C +.

(Por Sijia Jiang e Julie Zhu)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos