Gigante de pagamentos online da China pode ser avaliada em US$150 bi antes de IPO, dizem fontes

(Reuters) - O grupo chinês de serviços financeiros Ant está negociando com investidores a arrecadação de pelo menos 8 bilhões de dólares na próxima rodada de financiamento, que deve avaliar a empresa em cerca de 150 bilhões de dólares, antes da esperada listagem da companhia no mercado acionário, disseram fontes com conhecimento do assunto.

O fundo soberano de Cingapura Temasek Holdings provavelmente será o principal investidor na mais recente rodada de aumento de capital da companhia, controlada pelo fundador do Alibaba Group Holding, Jack Ma, disseram três pessoas.

A Reuters informou em fevereiro que a Ant, proprietária da Alipay, maior plataforma de pagamentos online da China, planejava levantar até 5 bilhões de dólares, o que poderia valorizar a gigante dos pagamentos online em mais de 100 bilhões de dólares.

O plano de arrecadação de fundos vem antes da esperada expectativa de listagem da empresa em bolsa, embora a Ant não tenha estabelecido um cronograma para a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), nem tenha escolhido o local para realizar a operação.

Uma das fontes disse que a Ant pode a levantar entre 8 bilhões e 10 bilhões de dólares como resultado da forte demanda dos investidores.

Representantes da Ant e da Temasek se recusaram a comentar. A Alibaba não respondeu imediatamente ao pedido da Reuters para comentários.

Uma rodada pré-IPO é um movimento cada vez mais comum entre as empresas chinesas que buscam estabelecer avaliações e ampliar sua base de investidores antes de abrir o capital.

Uma avaliação de 150 bilhões de dólares faria da Ant uma das maiores empresas a abrir capital em todos os tempos. Há seis anos o Facebook fez um IPO de 104 bilhões de dólares e em 2014 a própria Alibaba conseguiu uma avaliação de 168 bilhões de dólares em IPO.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos