STMicro dá sinal otimista na demanda de smartphones no segundo semestre

Por Mathieu Rosemain

PARIS (Reuters) - A STMicroelectronics nesta quarta-feira apresentou uma avaliação otimista da demanda do segundo semestre por seus produtos com foco em smartphones, afastando a ansiedade dos investidores com o arranque suave do iPhone X da Apple.

A fabricante de chips franco-italiana, cujos clientes vão de montadoras a grupos industriais e fabricantes de novos dispositivos conectados, disse que as vendas devem crescer no primeiro semestre, compensando a queda sazonal de smartphones nos três primeiros meses do ano.

As previsões vêm em um momento em que as preocupações dos investidores com a potencial estagnação da demanda de smartphones se intensificaram depois que a fabricante de chips sul-coreana SK Hynix chamou atenção para um crescimento mais lento nas vendas de chips de smartphones na terça-feira.

Analistas estimam que a Apple represente cerca de 10 por cento da receita da STMicro. O grupo faz produtos de sensor de imagem e proximidade usados ​​no iPhone X, segundo analistas.

A ST não identifica seus clientes, mas o presidente-executivo Carlo Bozotti disse esperar uma "demanda saudável" em todos os produtos no segundo semestre.

"Para a segunda metade do ano, vemos uma demanda saudável, com uma forte carteira de pedidos em todos os nossos grupos de produtos, mercados finais, incluindo smartphones", disse o Bozotti em comunicado nesta quarta-feira.

Os resultados do primeiro trimestre ficaram em linha com as expectativas do mercado.

A receita líquida trimestral do grupo subiu 22 por cento, para 2,23 bilhões de dólares em relação ao ano anterior, mas caiu em relação ao último trimestre de 2017 devido a uma queda sazonal de smartphones.

A margem bruta subiu para 39,9 por cento, de 37,7 por cento.

O grupo prevê crescimento das receitas de 19,8 por cento no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.

(Por Mathieu Rosemain)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos