Uber se alia a Exército dos EUA para testar tecnologia para carros voadores

Por Joseph White

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - O Uber disse nesta terça-feira que vai trabalhar com o Exército dos Estados Unidos para avançar a pesquisa sobre tecnologia de rotor silencioso que poderia ser usado em futuros carros voadores ou aeronaves militares.

A aliança destaca os esforços intensificados do Uber e de outras empresas para transformar os carros voadores de um conceito de ficção científica em realidade para moradores de grandes cidades congestionadas.

O Uber e o Comando de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia do Exército dos EUA esperam investir 1 milhão de dólares para desenvolver e testar protótipos para um sistema de rotor que seria usado em um veículo vertical de decolagem e pouso.

O sistema teria dois rotores um sobre o outro, girando na mesma direção sob o comando de um software sofisticado. Essa abordagem, que o Uber e o Exército dos EUA disseram que não havia sido implantada em uma aeronave de produção até agora, poderia levar a uma operação mais silenciosa do que os sistemas convencionais de rotores sobrepostos.

"Obter um nível de ruído ultrabaixo é um dos obstáculos críticos" para a implantação de táxis aéreos em áreas urbanas, disse Rob McDonald, diretor de engenharia de veículos da Uber Elevate, operação de carros voadores da empresa.

O Exército dos EUA quer desenvolver uma nova geração de drones não tripulados que não precisam de pistas e são mais silenciosos do que os drones atuais, disse Jaret Riddick, diretor da área de Tecnologia de Veículos do Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA.

O Exército norte-americano está cada vez mais se voltando para parcerias com empresas privadas para pesquisa em tecnologia avançada, disse Riddick.

O Uber está planejando mais alianças com agências governamentais, já que pretende lançar protótipos de táxis aéreos até 2020, disse Mark Moore, diretor de engenharia e sistemas de aeronaves do Uber e ex-pesquisador da Nasa.

A empresa de transporte por aplicativo já tem uma parceria com a agência espacial do governo dos EUA (Nasa), para desenvolver software para gerenciar grandes números de aeronaves nas cidades, disse Moore.

O Uber está promovendo um grande evento em Los Angeles sobre veículos voadores. No evento, a brasileira Embraer revelou pela primeira vez seu conceito de veículo de transporte urbano aéreo capaz de decolar e pousar na vertical.

O conceito da Embraer assemelha-se a um helicóptero, mas em vez de combustível fóssil usa eletricidade. Além disso, no lugar de um único rotor no topo e outro menor na cauda, a aeronave para quatro passageiros e piloto tem um conjunto de oito pequenos rotores acima da cabine e um rotor montado perpendicularmente na cauda para dar propulsão na horizontal.

(Por Joe White)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos