Topo

GM vê design personalizado para carros autônomos

10/05/2018 18h28

Por Paul Lienert

(Reuters) - A General Motors, que planeja uma frota de compartilhamento de viagens de robotaxis para o próximo ano, olha para novas oportunidades de negócios para os carros de direção autônoma, tais como designs personalizados que poderiam ser totalmente diferentes dos carros de hoje, disse um executivo de alto escalão nesta quinta-feira.

Os veículos personalizados poderiam ser adquiridos ou alugados por clientes individuais, incluindo aqueles de fora das grandes cidades, e usados ​​em aplicativos de compartilhamento de carros, disse Mike Abelson, vice-presidente de estratégia global da GM.

A GM está "pensando em vários modelos" para gerar receita com carros de direção autônoma, de acordo com Abelson, falando na conferência Citi's Car of the Future, em Nova York.

Abelson, um dos principais arquitetos do futuro negócio de transporte da GM, disse que carros de direção autônoma usados ​​para compartilhamento de viagens "vão evoluir rapidamente para veículos construídos sob medida" que não se parecem com carros convencionais.

Embora a GM inicialmente esteja usando versões especialmente modificadas do veículo elétrico (VE) Chevrolet Bolt para sua frota robotaxi em 2019, a próxima onda de veículos de direção autônoma da montadora dos EUA vai acabar com o volante e os pedais, e poderá apresentar diferentes arranjos de assentos.

O design dos veículos seria continuamente ajustado para fornecer aos clientes "uma experiência mais atraente", disse ele.

Abelson disse que a GM acredita que veículos pessoais de direção autônoma "serão um grande negócio no futuro", especialmente em áreas rurais escassamente povoadas onde o compartilhamento de viagens pode não chegar por anos.

O negócio de compartilhamento de viagens comerciais da GM deve reduzir o custo de carros autônomos no futuro, disse Abelson.