Infosys cria rede de financiamento de comércio baseada em blockchain com 7 bancos

Por Sankalp Phartiyal e Devidutta Tripathy

MUMBAI (Reuters) - A indiana Infosys criou uma rede de financiamento comercial baseada em blockchain com sete bancos privados para aumentar a segurança e a eficiência no setor bancário, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de produtos.

O segundo maior exportador indiano de serviços de software, cujo software Finacle controla as principais funções da maioria dos credores indianos, negocia incluir mais bancos domésticos e estrangeiros na rede, disseram executivos sêniors da empresa à Reuters nesta quarta-feira.

A tecnologia blockchain permite que todas as etapas das transações sejam compartilhadas com segurança entre os membros da rede, diferentes do sistema em que cada banco trabalha de forma independente, o que é mais caro e eleva a chances de erro.

Poucos dias antes, o HSBC anunciou que fez a primeira transação de trade finance do mundo usando uma plataforma blockchain, num esforço para aumentar a eficiência no segmento trilionário de trade finance.

A Infosys está montando sua rede de financiamento comercial em um setor bancário assolado por uma fraude de mais de 2 bilhões de dólares no segundo maior banco estatal, o Punjab National Bank, supostamente realizada por dois grupos de joalheiros com a ajuda de funcionários desonestos de bancos.

Os joalheiros foram acusados ​​de levantar crédito das filiais dos bancos indianos usando garantias falsas de financiamento comercial fornecidas pela equipe do PNB em Mumbai, que não lançou as garantias no sistema do banco.

(Por Sankalp Phartiyal e Devidutta Tripathy)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos