Ethereum é maior blockchain público e bitcoin 13º, diz índice chinês

NOVA YORK (Reuters) - O ethereum é o maior blockchain público no universo das moedas digitais e o bitcoin é o 13º, segundo um índice compilado pelo governo chinês e divulgado nesta quinta-feira.

O índice foi criado pelo Centro de Desenvolvimento da Indústria da Informação da China, parte do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, em Pequim. O centro avalia capacidades tecnológicas, utilidade e inovação de uma aplicação.

A tecnologia blockchain é um sistema que está na base das moedas digitais e consiste de um banco de dados que é mantido por uma rede de computadores conectada à internet.

O ethereum, cuja moeda é chamada de ether, teve um índice de 129,4. O sistema se tornou a base de muitas ofertas iniciais de moedas, nas quais startups criam suas próprias moedas digitais e as vendem para investidores interessados em seus projetos.

O blockchain do bitcoin, que surgiu há quase 10 anos, teve índice de 88 e aparece na 13ª posição.

Os projetos de blockchain Steem, Lisk, NEO e Komodo ocupam as posições de 2º ao 5º lugar no ranking.

O índice, que tem 28 projetos de blockchains com suas moedas correspondentes, será atualizado mensalmente.

O setor tem atualmente mais de 1.500 moedas digitais, com um valor de mercado total de quase 380 bilhões de dólares, segundo a empresa de acompanhamento coinmarketcap.com.

O bitcoin era negociado a 8.206 dólares na bolsa BitStamp, às 17h25 (horário de Brasília). O ether tinha cotação de cerca de 690 dólares.

(Por Gertrude Chavez-Dreyfuss)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos