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Britânica Dixons Carphone sofre ataque cibernético em dados de clientes

13/06/2018 18h55

Por James Davey

LONDRES (Reuters) - A varejista britânica de telefonia móvel e eletroeletrônicos Dixons Carphone tornou-se vítima de um grande ataque cibernético pela segunda vez em três anos, após descobrir acesso não autorizado aos dados do cartão de pagamento.

As ações da Dixons Carphone, que divulgou um alerta de lucro no mês passado, caíram até 6,4 por cento nesta quarta-feira, levando as perdas ano a ano para 37 por cento.

"Tomamos medidas para fechar este acesso e não temos evidências de que ele continuou. Não temos provas até o momento de qualquer uso fraudulento dos dados como resultado desses incidentes", disse a empresa.

A companhia disse que uma investigação indicou que houve uma tentativa em julho passado de comprometer dados sobre 5,9 milhões de cartões de crédito em um dos sistemas de processamento das lojas Currys PC World e Dixons Travel.

A Dixons disse que 5,8 milhões dessas placas tinham proteção de chips e pins, e os dados acessados ​​não continham códigos pin, valores de verificação de cartão nem dados de autenticação que permitissem a identificação do titular do cartão ou compras.

No entanto, a empresa disse que 105 mil cartões de pagamento não emitidos pela União Europeia, que não possuem proteção de chip e pin, foram comprometidos. A Dixons Carphone disse que notificou imediatamente as empresas de cartões relevantes para que eles pudessem proteger os clientes.

A Dixons Carphone disse que também descobriu que 1,2 milhão de registros contendo dados pessoais não financeiros, como nomes, endereços ou endereços de e-mail, foram acessados, mas também sem indícios de uso para fraude.

(Por James Davey)