Fujifilm processa Xerox em mais de US$1 bi após cancelamento de fusão

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK, EUA (Reuters) - A Fujifilm processou a Xerox nesta segunda-feira em mais de 1 bilhão de dólares, culpando a empresa de impressoras e copiadoras de sucumbir à pressão dos investidores Carl Icahn e Darwin Deason para o cancelamento da proposta de fusão.

Em uma queixa apresentada ao Tribunal Distrital dos EUA em Manhattan, a Fujifilm acusou a Xerox de quebra de contrato e envolvimento em "conduta intencional e notória" ao abandonar a fusão de 6,1 bilhões de dólares anunciada em janeiro.

A fusão foi cancelada em 13 de maio, quando a Xerox, em um acordo com Icahn e Deason, concordou em instalar vários novos diretores e substituir Jeff Jacobson como presidente-executivo pelo antigo diretor de tecnologia John Visentin.

"A Xerox esteve recentemente sujeita aos caprichos dos investidores ativistas Carl Icahn e Darwin Deason, que, apesar de serem minoritários em ações da Xerox, puxaram a diretoria da Xerox em mais direções do que podem ser contadas", disse a Fujifilm.

Os porta-vozes da Xerox não responderam de imediato aos pedidos de comentários. Icahn e Deason também não responderam imediatamente a pedidos semelhantes.

A Xerox vem explorando opções estratégicas, incluindo transações com outras empresas, mas o processo poderia forçá-la a resolver as queixas da Fujifilm mais cedo.

Uma fusão teria combinado a Xerox com a joint venture de 56 anos Fujifilm Xerox, na qual a Fujifilm e a Xerox detinham as respectivas participações de 75 e 25 por cento.

A Fujifilm teria, a partir de então, propriedade de 50,1 por cento das ações ordinárias da Xerox, e os acionistas da Xerox teriam recebido um dividendo especial de 2,5 bilhões de dólares.

Icahn, o bilionário, e Deason juntos detêm 15 por cento das ações da Xerox, e disseram que a fusão desvalorizou a empresa baseada em Norwalk, Connecticut.

Deason também acusou Jacobson de organizar a fusão para manter seu emprego.

A Fujifilm esperava que a fusão gerasse pelo menos 1,7 bilhão de dólares em economia de custos e 1 bilhão de dólares em novas receitas anuais. O processo também busca taxa de rescisão de 183 milhões de dólares.

(Por Jonathan Stempel)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos