Toyota aproveita investimento de US$1 bi na Grab para coletar dados de mobilidade
Por Naomi Tajitsu e Aradhana Aravindan
TÓQUIO/CINGAPURA (Reuters) - Ao investir 1 bilhão de dólares na empresa de transporte compartilhado Grab, a Toyota espera obter informações de passageiros com dezenas de milhares de carros em todo o sudeste asiático, acompanhando a velocidade com que dirigem, para onde viajam e o tempo que passam no trânsito.
A montadora japonesa disse que pretende instalar seus dispositivos de gravação TransLog na frota de carros da Grab para acessar dados sobre padrões de direção que serão cruciais para a entrada na emergente indústria de serviços de mobilidade.
O acordo com a Grab, anunciado na semana passada, permitirá que a Toyota acessar um volume de dados que seria difícil de coletar com carros particulares, que são usados em menos de 5 por cento por dia, geralmente em viagens de rotina.
"Há dados sobre os carros, e também há dados sobre o serviço - quantos clientes os motoristas têm, a quilometragem média, onde as corridas estão concentradas", disse Juliussen. "Tendo essa imagem em todas as principais cidades do sudeste asiático, isso se torna muito valioso."
Tais informações darão à Toyota uma visão sobre o gerenciamento de frotas, à medida que desenvolve serviços, incluindo conceitos futuristas, como restaurantes móveis com pagamento por uso.
Em troca, a Grab poderá expandir serviços como entrega de alimentos e pagamentos digitais usando o investimento de 1 bilhão de dólares da Toyota - o maior de uma montadora em aplicativos de compartilhamento de veículos.
As duas empresas poderão usar os dados para uma possível colaboração em serviços como diagnósticos de veículos e planos de seguro personalizados com base no uso do motorista.
Os dados também ajudarão a Grab a manter a eficiência na manutenção da frota à medida que se expande para o sudeste da Ásia, onde opera em mais de 200 cidades.
Especialistas da indústria disseram que a Toyota poderia expandir seu serviço de dados para mais empresas de mobilidade, como Didi Chuxing, que controla a brasileira 99, Uber e Amazon.com, com a qual também tem parcerias.
(Por Naomi Tajitsu e Aradhana Aravindan)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.