Toshiba diz que SEC concluiu investigação sobre práticas contábeis, empresa não será multada

TÓQUIO (Reuters) - O conglomerado japonês Toshiba disse nesta segunda-feira que a Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) concluiu uma investigação das práticas contábeis adotadas pela empresa anteriormente e decidiu não multá-la.

"Entendemos que todas as investigações da SEC sobre nossa contabilidade foram concluídas", disse um porta-voz à Reuters, acrescentando que não foi aplicada qualquer punição ou censura.

Uma ligação telefônica para SEC após o horário comercial nos EUA foi atendida por uma máquina, e um email pedindo comentário não foi imediatamente respondido.

O escândalo de contabilidade de 2015 da Toshiba revelou erros generalizados nas práticas do conglomerado desde 2008.

O caso levou a companhia a reconhecer enormes custos excedentes em sua unidade nuclear nos EUA, a Westinghouse, e forçou o conglomerado a vender a unidade de chips de memória por 18 bilhões de dólares.

As ações da empresa, que foram relegadas ao conselho secundário da Bolsa de Tóquio, caíram 0,6 por cento, negociadas a 335 ienes. Os papéis subiram cerca de 8 por cento no último mês, conforme a Toshiba concluiu a venda da unidade de chips e divulgou um plano de recompra usando os recursos procedentes da operação.

(Por Ritsuko Ando)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos