Topo

Altice e Huawei firmam parceria para tornar Portugal líder europeu em 5G

05/07/2018 16h15

Por Catarina Demony

LISBOA (Reuters) - A unidade portuguesa da empresa de de telecomunicações Altice, maior operadora do país, está trabalhando com a gigante chinesa de eletrônicos Huawei para tornar Portugal líder europeu no desenvolvimento e implantação de redes 5G de última geração.

"Acredito que o mercado português será um dos primeiros do mundo a poder usar essa tecnologia", disse Alexandre Fonseca, presidente-executivo da Altice Portugal, após a primeira demonstração da tecnologia na quarta-feira usando um protótipo do roteador Huawei com uma velocidade máxima de 1,5 gygabytes por segundo.

Fonseca espera que os primeiros dispositivos comerciais cheguem a Portugal em 2019 ou 2020, embora os usuários regulares provavelmente não tenham acesso à tecnologia antes de 2021 ou 2022, "porque várias perguntas precisam de respostas, como investimento versus rentabilidade do negócio".

Em nível global, os primeiros projetos 5G comerciais devem ser lançados nos Estados Unidos este ano, seguidos pelo Japão e pela Coreia do Sul em 2019 e a China em 2020.

Fornecedores em toda a Europa também estão trabalhando para implantar serviços. A Vodafone, cuja unidade portuguesa concorre com a Altice Portugal, disse no mês passado que começará a testar redes móveis 5G em sete das dez maiores cidades do Reino Unido no final de 2018, antes de iniciar implantações limitadas em alguns mercados no próximo ano.

Na Itália, o órgão regulador de comunicações disse que o governo leiloaria frequências para serviços móveis 5G em setembro.

Portugal não é estranho à inovação tecnológica de classe mundial. O país tem uma rede de fibra densa, o que torna um terreno fértil para o desenvolvimento do novo padrão de telecomunicações.

Quando implementada em uma escala maior, com uma rede mais densa de antenas menores do que o padrão 4G atual, a tecnologia 5G permitirá velocidades de transferência de dados 50 a 100 vezes mais rápidas as atuais.

(Por Catarina Demony)