Topo

Estreia fraca da Xiaomi sugere problemas para próximos IPOs de tecnologia em Hong Kong

09/07/2018 10h24

HONG KONG (Reuters) - A Xiaomi Corp. <1810.HK> teve uma estreia fraca na bolsa de Hong Kong nesta segunda-feira, com as ações da fabricante chinesa de smartphones caindo 6 por cento por preocupações sobre preço (valuation), em um sinal negativo para seus pares no setor de tecnologia que planejam listar em Hong Kong.

O calendário de ofertas públicas iniciais (IPO) nos próximos meses incluirá uma operação de 4 bilhões de dólares com a plataforma Meituan Dianping e um IPO de até 10 bilhões de dólares da China Tower, a maior operadora de torres de telecomunicação do mundo.

"Dados os altos valores (valuation) de muitos candidatos a IPOs da nova economia e o número de IPOs no futuro, será um desafio para o mercado digerir todos eles", disse Hong Hao, estrategista-chefe da corretora BOCOM International.

As ações da Xiaomi fecharam a 16,80 dólares de Hong Kong, tendo atingido uma baixa a 16 dólares de Hong Kong no início do pregão, em comparação com o preço do IPO de 17 dólares de Hong Kong por ação.

O principal índice do mercado de ações de Hong Kong <.HSI> terminou com alta de 1,3 por cento.

A Xiaomi realizou o IPO na faixa mais baixa da oferta, em uma operação de 4,72 bilhões de dólares -- a maior do mundo do setor de tecnologia em quase quatro anos.

A listagem veio, contudo, em um momento no qual crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China abalaram os mercados nas últimas semanas. A disputa empurrou o índice de referência de Hong Kong para uma baixa de nove meses na semana passada.

(Reportagem adicional de Donny Kwok e Sijia Jiang)