Topo

Exportações alemãs mostram força em maio apesar de tensões comerciais

09/07/2018 13h05

BERLIM (Reuters) - As exportações alemãs aumentaram mais que as importações em maio, ampliando o superávit comercial, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, em mais um sinal de que a maior economia da Europa permanece robusta apesar das tensões comerciais dos Estados Unidos.

     As exportações dessazonalizadas aumentaram 1,8 por cento no mês, mostraram os dados do Departamento Federal de Estatística. As importações subiram 0,7 por cento.

     Pesquisa da Reuters apontava alta de 0,75 por cento para as exportações e queda de 0,3 por cento para as importações.

"A mais recente queda do euro deve trazer algum alívio nos próximos meses, mais do que compensando as tarifas atuais dos EUA sobre alumínio e aço europeus ", disse Carsten Brzeski, do ING.

"Olhando para o futuro e apesar do impacto muito benigno das tensões comerciais até agora, uma guerra comercial de pleno direito certamente deixaria marcas negativas na economia alemã", acrescentou.

O superávit comercial ajustado sazonalmente da Alemanha somou 20,3 bilhões de euros em maio ante 19 bilhões de euros em abril. As projeções apuradas pela Reuters apontavam saldo positivo de 20 bilhões de euros.