Topo

Microsoft pede regulamentação da tecnologia de reconhecimento facial

13/07/2018 15h54

(Reuters) - A Microsoft nesta sexta-feira pediu a regulamentação governamental da tecnologia de reconhecimento facial e por leis que regem seus usos aceitáveis.

"Acreditamos que o Congresso deve criar uma comissão de especialistas bipartidários para avaliar a melhor maneira de regulamentar o uso de tecnologia de reconhecimento facial nos Estados Unidos", escreveu o presidente da Microsoft, Brad Smith, no site da empresa.

Em maio, os grupos defensores dos direitos civis dos EUA pediram à Amazon.com que deixasse de oferecer serviços de reconhecimento facial a governos, alertando que o software poderia ser usado para atacar imigrantes e pessoas de cor de forma injusta.

Smith disse que enquanto a Microsoft aprecia os pedidos para que as empresas de tecnologia tomem decisões sobre o reconhecimento facial, é mais sensato pedir a um governo eleito para supervisionar a tecnologia.

"A tecnologia de reconhecimento facial levanta questões que vão ao coração das proteções fundamentais dos direitos humanos, como privacidade e liberdade de expressão", escreveu ele.

(Por Munsif Vengattil)