Topo

Comissão Federal de Comércio dos EUA diz que analisará de perto decisão da UE sobre Google

18/07/2018 17h00

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, que investigou o Google no passado por abuso de mercado na web, disse nesta quarta-feira que daria uma olhada de perto na decisão recente da Europa de multar a companhia em 4,34 bilhões de euros.

Falando em audiência no Capitol Hill, o presidente da comissão, Joseph Simons, disse que falou na véspera com o chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager.

"Vamos ler o que a UE apontou muito de perto", afirmou Simons a um subcomitê do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados dos EUA.

Além da multa, equivalente a duas semanas de receita, as autoridades reguladoras antitruste da UE mandaram o Google parar de usar seu sistema operacional Android para bloquear rivais.

O Google disse que vai apelar da decisão.

Simons acrescentou que os mercados dominados por poucas empresas são onde reguladores antitruste frequentemente encontram "condutas problemáticas".

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos anteriormente investigou o Google por abusar da liderança de mercado em buscas na internet, mas encerrou o processo no início de 2013 com uma repreensão moderada.

Também na audiência de quarta-feira, parlamentares republicanos e democratas pressionaram os comissários da agência a fazer mais para impedir robôs de chamadas e garantir melhor segurança para dados sensíveis.

Para lidar com esses e outros assuntos, os comissários --três republicanos e dois democratas-- disseram que a agência precisava de mais recursos e mais autoridade, especificamente a capacidade de criar regras relativamente rápido.

(Por Diane Bartz)