Topo

Fundo soberano da Noruega pode permanecer como investidor se Tesla fechar capital

21/08/2018 15h40

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) - As regras que regem o fundo soberano da Noruega permitem que o fundo de 1 trilhão de dólares continue como investidor na Tesla se a montadora de veículos elétricos fechar seu capital fechado, disse o vice-presidente do fundo nesta terça-feira.

Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, surpreendeu os mercados financeiros este mês quando revelou pelo Twitter que estava considerando fechar o capital da empresa por 420 dólares a ação.

A Noruega é o terceiro maior mercado da Tesla e o fundo do país, o maior fundo soberano do mundo, tem uma participação de 0,48 por cento na Tesla no valor de 253 milhões de dólares, segundo os dados mais recentes do início do ano.

As ações da Tesla foram impactadas por preocupações dos investidores sobre o plano de Musk e dúvidas sobre se a empresa vai conseguir financiamento para fechar o capital. Além disso, a Securities and Exchange Commision(SEC), órgão regulador do mercado dos Estados Unidos, abriu uma investigação relacionada aos tuítes do presidente-executivo, segundo uma pessoa a par do assunto.

Trond Grande, vice-presidente do fundo norueguês, recusou-se a dizer se Tesla havia abordado o fundo sobre a saída da bolsa.

Ele disse, no entanto, que embora a prática principal do fundo é vender sua participação quando uma empresa deixa a bolsa, ou logo após, as regras que regulam o fundo criado pelo Ministério das Finanças norueguês permitem que ele permaneça em uma empresa que fechou o capital.

"A prioridade é tentar preservar o valor do fundo", disse Grande à Reuters, durante uma apresentação de resultados. "Se isso significa que o fundo permanecerá investido em uma empresa que fechou capital por um período de tempo, isso pode acontecer".

(Por Gwladys Fouche)