Topo

Startup de compartilhamento de carros Getaround capta US$300 mi de investidores

21/08/2018 17h56

(Reuters) - A startup de compartilhamento de carros Getaround captou cerca de 300 milhões de dólares na mais recente rodada de investimento liderada pelo japonês SoftBank, disse a empresa nesta terça-feira.

A Toyota e alguns outros investidores já sócios também fizeram parte da rodada, segundo a Getaround.

Fundada em 2013, a empresa opera serviço de compartilhamento de carros em 66 cidades dos Estados Unidos, incluindo São Francisco, Chicago e Washington.

A empresa disse que usará a captação para expansões na América do Norte e em todo o mundo, e para desenvolver parcerias com montadoras.

O compartilhamento de carro é visto como uma ameaça à propriedade de carro tradicional e muitas montadoras globais, incluindo a General Motors e a Volkswagen, se adaptaram à nova face do setor mediante a celebração de parcerias com empresas como a Getaround.

A startup, que tem parceria com a Ford e Toyota, também colaborou com o Uber em abril para lançar o Uber Rent em São Francisco.

No ano passado, a Getaround levantou 45 milhões de dólares em uma rodada liderada pela Braemar Energy Ventures. Entre os demais sócios da empresa estão a gestora de ativos Menlo Ventures, a fornecedora de serviços automotivos Cox Automotive e o ator Ashton Kutcher.

O SoftBank, com seu Vision Fund de 93 bilhões de dólares, é conhecido pelo apetite por grandes investimentos em tecnologia e é o maior acionista do Uber. O grupo japonês também tem fatias na chinesa Didi, na indiana Ola, e na Grab, do Sudeste Asiático.

(Por Akanksha Rana e Sonam Rai)