Topo

Super Micro revisará hardwares em busca de chips maliciosos

22/10/2018 09h27

(Reuters) - A Super Micro Computer anunciou nesta segunda-feira que irá revisar seus hardwares em busca de qualquer prova de chips maliciosos, como alegado recentemente na mídia.

"Apesar da falta de qualquer prova de que um chip de hardware malicioso existe, estamos realizando uma revisão complicada e demorada para continuar a abordar as informações", disse a fabricante de chips em uma carta aos seus clientes, datada de 18 de outubro.

No início do mês, a Bloomberg disse, citando 17 fontes não identificadas de agências de inteligência e empresas, que espiões chineses colocaram chips dentro de equipamentos utilizados por cerca de 30 empresas, incluindo Apple e Amazon, e agências do governo dos Estados Unidos, o que daria a Pequim acesso secreto a redes internas. A Super Micro negou as alegações.

A agência de notícias disse que a Apple descobriu em 2015 chips maliciosos em placas-mãe da Super Micro e acrescentou que a Amazon também descobriu esses chips no mesmo ano, enquanto examinava os servidores fabricados pela Elemental Technologies, que a varejista eventualmente adquiriu.

Tanto a Apple quanto a Amazon negaram as alegações. O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse ao site de notícias online BuzzFeed na sexta-feira que a Bloomberg deve se retratar pela reportagem.

A Bloomberg, no entanto, disse que mantinha as informações e estava confiante em suas reportagens, que foram conduzidas por mais de um ano.

Especialistas em segurança, assim como as autoridades dos EUA e do Reino Unido, disseram não ter conhecimento dos ataques.

(Por Sonam Rai)