Topo

Uber vai recorrer de decisão de órgão regulador de Cingapura contra fusão com a Grab

22/10/2018 15h15

Por Aradhana Aravindan

CINGAPURA (Reuters) - O Uber Technologies Inc decidiu recorrer da decisão do órgão de defesa da concorrência de Cingapura que considerou que sua fusão com a rival regional Grab viola as leis de concorrência da cidade-Estado, disse a empresa nesta segunda-feira.

No mês passado, Cingapura multou as empresas Grab e Uber e impôs restrições a seus negócios com o objetivo de abrir o mercado aos concorrentes, após concluir que a gerou um aumento dos preços. A Grab foi multada em 4,7 milhões de dólares e o Uber em 4,78 milhões de dólares.

O Uber disse que está apelando da decisão independentemente da Grab, por uma questão de princípio. Separadamente, a Grab disse que não iria recorrer da decisão do órgão regulador.

A decisão da Comissão do Consumidor e da Concorrência de Cingapura de que a transação levou a uma redução substancial da concorrência, e que o Uber violou intencionalmente a lei, é "incorreta e sem sustentação", disse o Uber em comunicado.

O Uber pediu à comissão para anular a multa e disse que o órgão regulador usou uma definição muito restrita de mercado de transporte compartilhado.

Ele também apontou para a iminente entrada de Go-Jek na cidade-Estado, dizendo que a empresa indonésia seria um concorrente formidável.

O Uber contestou a alegação da comissão de que o Uber sabia que a transação infringia a lei, mas mesmo assim deu prosseguimento ao negócio.

"Pelo contrário, nossa visão sempre foi a de que em um mercado adequadamente definido - incluindo pelo menos os táxis de rua e os novos entrantes - a transação respeita a lei e não levanta preocupações significativas", afirmou a empresa.

O Uber vendeu seus negócios no Sudeste Asiático para a rival regional Grab, em março, em troca de uma participação de 27,5 por cento na firma de Cingapura.

Na semana passada, a agência de fiscalização das Filipinas também multou as duas empresas, dizendo que elas consumaram a fusão muito cedo e que a qualidade do serviço havia sofrido.

"Não espero que essa decisão ou definição de mercado usada em Cingapura pela comissão afete significativamente o Uber em outros lugares", disse Walter Theseira, professor de economia da Universidade de Ciências Sociais de Cingapura.

Ele disse, no entanto, que o Uber pode ter interesse em conduzir uma análise econômica da definição do mercado para informar e contestar casos similares em outros lugares.

(Por Aradhana Aravindan)