Topo

Novo CEO da Vodafone cortará custos após desaceleração na receita

13/11/2018 12h14

Por Paul Sandle

LONDRES (Reuters) - O novo presidente-executivo da Vodafone, disse que cortará custos e buscará maximizar o valor de postes e torres da empresa para impulsionar retornos maiores na segunda maior operadora de telefonia móvel do mundo depois de assumir o cargo no mês passado.

Substituindo Vittorio Colao, que administrou a empresa britânica por 10 anos, o ex-diretor financeiro Nick Read também disse que irá congelar os dividendos até que a grande dívida da Vodafone caía.

"Minhas novas prioridades estratégicas se concentram em... simplificar radicalmente nosso modelo operacional e gerar melhores retornos de nossos ativos de infraestrutura", disse Read nesta terça-feira.

Read apresentou sua estratégia depois que a Vodafone relatou uma desaceleração no crescimento da receita orgânica no segundo trimestre para 0,5 por cento, ante 1,1 por cento nos três meses anteriores, revelando a luta que enfrenta para aumentar as demandas crescentes de dados.

O grupo conseguiu reduzir os cortes de custos, no entanto, para aumentar o lucro líquido orgânico ajustado em 2,9 por cento, para 7,08 bilhões de euros nos seis meses até o final de setembro, em linha com as previsões do mercado. A Vodafone reduziu sua meta de crescimento de lucro no ano para 3 por cento, de 1 a 5 por cento.

As ações caíram 39 por cento desde o começo do ano, com os investidores preocupados com o custo de aquisição dos ativos de cabo da Liberty Global, na Alemanha, e em outros mercados da Europa oriental, com o investimento em novos serviços de 5G e condições mais severas em alguns mercados europeus.

(Por Paul Sandle)