Topo

Airbnb vai excluir anúncios de imóveis em assentamentos de Israel na Cisjordânia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Dan Williams

De Jerusalém

19/11/2018 19h12

O Airbnb anunciou nesta segunda-feira (19) que vai excluir anúncios relacionados a ocupações de Israel na Cisjordânia. O governo israelense chamou a decisão de "capitulação miserável" a defensores de boicote e que foi comemorada por palestinos como um passo em direção à paz.

A decisão da empresa afeta cerca de 200 anúncios e deve ser executada nos próximos dias, afirmou a Airbnb.

Israel capturou a Cisjordânia na guerra de 1967. Os assentamentos do país na região são considerados ilegais pela maior parte das potências mundiais. Os palestinos consideram os assentamentos, e a presença militar que os protegem, como obstáculos para o estabelecimento de seu Estado.

Concluímos que deveríamos remover os anúncios em assentamentos israelenses na Cisjordânia que estão no centro da disputa entre israelenses e palestinos. Nossa esperança é que algum dia um acordo seja feito, onde toda a comunidade global esteja alinhada para que haja uma solução para este conflito histórico e um caminho livre para ser seguido por todos

AirBnb

O ministro do Turismo de Israel, Yariv Levin, classificou a decisão da Airbnb de "mais miserável das capitulações miseráveis aos esforços de boicote".

Falando ao canal de televisão 13, de Israel, o ministro disse que o país não foi informado antecipadamente sobre a decisão e que vai responder por meio de apoio a processos que sejam abertos por donos de imóveis listados no serviço em tribunais nos Estados Unidos.

Waleed Assraf, chefe de um grupo palestino contra os assentamentos que é dirigido pela Organização para Libertação da Palestina, saudou a decisão da Airbnb. Se outras empresas seguirem a decisão da companhia norte-americana, "isto vai contribuir para o atingimento da paz".

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) afirmou que a decisão da Airbnb foi tomada na véspera da publicação de relatório da entidade sobre os anúncios de imóveis de temporada nos assentamentos, algo que inclui a companhia norte-americana.

A decisão da Airbnb de encerrar os anúncios nos assentamentos de Israel é um reconhecimento importante de que tais anúncios não são compatíveis com suas responsabilidades para com os direitos humanos. Encorajamos outras companhias a seguirem o exemplo

HRW

Cerca de 500 mil israelenses vivem nas áreas ocupadas por Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, regiões que abrigam mais de 2,6 milhões de palestinos.