Topo

Moeda digital de empresa de capital de risco começa a ser negociada nos EUA em ambiente regulado

19/11/2018 15h23

Por Gertrude Chavez-Dreyfuss

(Reuters) - A empresa de capital de risco SPiCE VC anunciou nesta segunda-feira que sua moeda digital lançada em março vai começar a ser negociada na OpenFinance Network, o primeiro ativo do tipo a ser listado em uma plataforma regulada de negociação dos Estados Unidos.

A moeda da empresa se apresenta como um "security token" por ser apoiada por um ativo negociável como imóvel ou ação e está sujeita a regulações federais dos EUA. Estes tokens representam um direito aos ativos lastreados.

Os security tokens ganharam importância este ano, conforme mais empresas se aproveitam da tecnologia de blockchain para criarem moedas digitais que atendem a requisitos regulatórios.

"Investidores da SPiCE VC não ficam travados por 10 a 15 anos. Eles investem em tokens", disse Tal Elyashiv, cofundador e sócio da SPiCE VC. "Pense neles como contratos digitais. Eles são títulos e dão aos detentores direitos econômicos sobre a performance do portfólio. Então, quando há uma saída, os recursos líquidos são distribuídos pro rata entre todos os detentores de tokens ", acrescentou.

A SPiCE VC, registrada em Cingapura, levantou cerca de 15 milhões de dólares em uma oferta dos security tokens realizada em março deste ano. Os fundos levantados foram usados para investimento em companhias de tecnologia. A empresa investiu em sete companhias e continua aplicando em outras.

Ami Ben David, cofundador e sócio da SPiCE VC, afirmou que investidores de fora dos EUA poderão negociar seus tokens SPiCE na segunda-feira. Investidores dos EUA, por outro lado, terão que esperar até março do próximo ano para negociarem, uma vez que há restrição de 12 meses para estes detentores.

Mais cedo neste ano, o mercado de criptomoedas transitou para uma fase nova e mais madura por meio dos security tokens. Apesar de mais de 100 empresas terem entrado neste segmento, a falta de uma plataforma regulada afetou a liquidez e adiou novos lançamentos.

A OpenFinance Network, que tem facilitado a negociação de ativos alternativos desde 2014, forneceu um meio para a negociação de security tokens. Representantes da SPiCE VC disseram que mais security tokens serão listados na plataforma.