Venda de computadores no Brasil cai 2% em 2012

Depois de anos de forte crescimento, o mercado brasileiro de computadores pessoais perdeu o ritmo em 2012. Segundo a empresa de pesquisa IDC, o mercado teve uma queda de 2% nas vendas no ano passado, somando 15,5 milhões de unidades, sendo 8,9 milhões de portáteis (notebooks, netbooks e ultrabooks) e 6,6 milhões de desktops. Foi o primeiro recuo em vendas desde 2009.

A expectativa é que o desempenho fraco do mercado de PCs se mantenha em 2013. A projeção da IDC é de um recuo de 7,2% nas vendas, somando 14,4 milhões de máquinas.

De acordo com a consultoria, o fraco desempenho do mercado em 2012 está ligado a mudanças nas preferências dos consumidores residenciais que optaram por dispositivos mais baratos como tablets e smartphones. Além disso, os brasileiros comprometeram seus orçamentos na compra de outros produtos como carros e aparelhos da linha branca, que tiveram impostos reduzidos.

Os consumidores residenciais são os maiores compradores de PCs do país, com 66,6% do total. Outros 26,7% vão para as empresas e 6,7% para o governo e educação.

Só no quarto trimestre, tradicionalmente o período mais forte do mercado, a queda nas vendas foi de 3,7%, com 3,7 milhões de unidades. "A queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do País", escreveu Camila Pereira Santos, analista da IDC Brasil em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a IDC, o Brasil, que ocupava o terceiro lugar global em vendas de PCs, caiu para a quarta colocação, atrás de China, Estados Unidos e Japão, respectivamente.

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