Tudo o que queremos

Aqui estão as tecnologias que você vai ter vontade de comprar assim que puder

Bruna Souza Cruz Do UOL, em Las Vegas (EUA)*
AFP/Robyn Beck

Feche os olhos e pense: que produto tecnológico resolveria a sua vida? Saiba que é bem capaz que ele já exista, você só precisa esperar um pouco até que ele se torne popular (e acessível).

A edição deste ano da CES (Consumer Eletronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, mais uma vez trouxe uma série de invenções feitas para tornar a nossa vida muito mais fácil. De carros que dirigem sozinhos e entregam as suas compras em casa a vasos sanitários que respondem a comando de voz, esquentam o assento e fazem auto-limpeza automática, tem de tudo.

Separamos abaixo alguns dos produtos mais interessantes que podem tornar nossa rotina muito mais prática.

Seu novo quarto

  • 1. Porta-remédios

    O Pillo armazena e dispensa medicamentos, como anticoncepcionais. A diferença é que pode ser ativado por voz e usa o reconhecimento facial como medida de segurança. Ele ainda consegue responder perguntas sobre nutrição.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Lâmpada smart

    Lâmpada que emite luz e sons calmantes, responde a comando de voz, toca as músicas que você pede e por aí vai. E o melhor: as lâmpadas inteligentes já estão bem acessíveis e populares, logo devem virar realidade na sua casa.

    Imagem: Divulgação
  • 3. Robô para abraçar

    O Somnox é um robozinho em formato de almofada que ajuda a pegar no sono mais rápido. Ele tem sensores que dão estímulos ritmados de respiração, bom para acalmar os corações mais ansiosos. Ele ainda toca sons de relaxamento.

    Imagem: Divulgação
  • 4. O sono perfeito

    Máscaras da empresa Dreamlight deixam o seu sono mais tranquilo e profundo. Algumas esquentam a região dos olhos, o que é relaxante. Outras têm sensores luminosos que estimulam cada estágio do sono e tocam músicas para te acalmar.

    Imagem: Divulgação
  • 5. Máquina que dobra a roupa

    A Foldimate, primeira máquina que dobra roupas, deve começar a ser vendida até o final de 2019, nos EUA. Você coloca roupa por roupa nela e, em segundos, ela entrega a peça perfeitamente dobrada.

    Imagem: Divulgação
  • + Camas com sensores

    A cama analisa quando você deita e controla a espuma do colchão da forma mais adequada, moldando ao seu corpo. Também mede a frequência de respiração e os batimentos cardíacos.

    Imagem: Getty Images

Sua nova sala

  • 1. TV que enrola e desenrola

    Se você preferir algo discreto, pode optar por uma TV que enrola. Ela sobe e desce de um compartimento quando você precisar.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Cão-robô quer carinho

    O cão Aiob, da Sony, não é bem novidade, mas marcou presença novamente na CES, porque, vamos combinar, é adorável. Ele tem sensores pelo corpo e tudo o que quer é ganhar carinho. A sua personalidade é desenvolvida conforme a interação com os donos.

    Imagem: Divulgação
  • 3. Inteligência discreta

    A tela Mui é uma prachinha inteligente de madeira, bem discreta, que você prende na parede. É sensível ao toque e conta com Google Assistant. Por isso, exibe termostato, relógio, clima e controle de luz. Além disso, mostra suas mensagens de texto e pode acessar seu correio de voz.

    Imagem: Divulgação
  • 4. Limpador de janela sem risco

    O robô Coayu W902 limpa a sua janela perfeitamente, sem qualquer perigo de quedas. Ele funciona como o já famoso aspirador de pó inteligente. Tem sensores de movimento que o ajudam a "andar" por aí.

    Imagem: Divulgação
  • + TV-sofá

    As novas telas gigantes e curvas da LG transformam a experiência de ver televisão. A curvatura parece até um sofá, onde você deita para ver as imagens no teto. Mas essa é pra quem curte coisas chamativas, bem chamativas.

    Imagem: Divulgação
  • + Fones como braceletes

    A nova moda para fones é transformá-los em pulseiras. Tem de todo tipo: trançados, coloridos, com miçangas, de couro. É só enrolar no pulso e sair andando. Alguns vêm com entrada USB.

    Imagem: Divulgação

O novo quarto do bebê

  • 1. Fralda que sabe quando ser trocada

    A Monit desenvolveu um sensor que avisa quando a fralda do bebê está cheia. O aparelho deve ser colocado na parte externa da fralda e funciona via Bluetooth. Ao identificar que existe urina ou cocô, a fralda emite o alerta para o celular.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Bomba mais discreta

    As mães também podem ficar mais tranquilas ao extrair leite. As bombas estão mais discretas e silenciosas. Na Elvie Breast Pump, não há fios e ela consegue registrar um histórico de todas as retiradas.

    Imagem: Divulgação
  • 3. Monitor de respiração

    Os pais já podem ficar mais tranquilos: agora ficou mais fácil saber se o bebê está respirando. A Owlet Smart Sock é uma meia com sensores, que conta para os pais a frequência de respiração, batimentos cardíacos e registros de sono.

    Imagem: Divulgação

Seu novo banheiro

  • 1. Espelho ou consulta?

    Com a ajuda de câmeras e inteligência artificial, o HiMirror conseguem escanear o rosto, analisar a pele e dar informações precisas sobre rugas, olheiras, manchas. Eles então sugerem os melhores produtos.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Espelho esperto

    Os espelhos da Kohler possuem Alexa, respondem ao comando de voz e regulam a iluminação em volta do seu rosto conforme você pede, além de dar dicas de cuidados com a pele (que serão exibidas no próprio espelho).

    Imagem: Divulgação
  • 3. Privada que fala e se limpa

    Os vasos sanitários já respondem a comando de voz. Então, dá para pedir para ele tocar uma música. O assento da Kohler também pode ficar aquecido, existe um secador de partes íntimas e ele se limpa sozinho.

    Imagem: Divulgação
  • + Escova de dentes com mapeamento

    Escovas fazem um mapeamento 3D da sua boca e identificam os dentes que precisam ser limpos de modo mais intenso. Ou avisam quais dentes que você deixou de escovar para sugerir melhorias em sua rotina de higiene.

    Imagem: Divulgação
  • + Coletor menstrual com alerta

    O coletor menstrual Loon Cup tem sensores e inteligência artificial que conseguem medir a volume da menstruação e a temperatura média. Quando estiver tudo pronto para ser esvaziado, um alerta é emitido para o celular.

    Imagem: Divulgação

Ajuda com pets

  • 1. Roda de exercícios para gatos

    The Little Cat é uma roda inteligente para gatos que tem inteligência artificial, aprende padrões e identifica o tipo de exercício mais adequado para o seu gatinho, principalmente se ele estiver obeso. Com o app, dá para ajustar a velocidade e intensidade do giro.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Máquinas que dão petiscos

    Você não precisa estar perto para dar petiscos ou alimentar o seu animal de estimação. O Petcube Bites 2 funcionam com ajuda de apps e comando de voz. É só o dono pedir e o dispositivo faz o resto. Os aparelhos também servem para entreter o bichinho com luzes e sons.

    Imagem: Divulgação
  • 3. Robôs para entreter

    Você pode estar longe e usar um aplicativo para entreter cachorros e gatos. Eles possuem sensores de movimento e se deslocam sozinhos. Outros dão petiscos para estimular ainda mais a rotina de exercícios e estímulo dos bichinhos.

    Imagem: Divulgação

Sua nova cozinha

  • 1. Panela que cozinha para você

    A panela de pressão elétrica Instapot é uma das queridinhas nos EUA. Agora, ela funciona com o Google Assistente. Por isso, será possível pedir para ela se ajustar ao modo "fazer arroz". O usuário pode acessar as etapas do cozimento sempre que quiser.

  • 2. Cerveja em cápsula

    A LG criou uma máquina de fazer cerveja com cápsulas. Você só precisa colocar o malte, as cápsulas e água, ela faz todo o resto. Existem cinco tipos de cervejas que podem ser feitas.

    Imagem: Reprodução

Sua nova área externa

  • 1. Carros que resolvem

    Além de carros que dirigem sozinhos e fazem o papel de entregadores, temos um que surge na sua casa com produtos. Quando você retira um item da prateleira, o Robomart reconhece e dá o valor final da compra. Não será preciso nem motorista: câmeras e sensores ajudarão o carro a saber a distância segura dos veículos ao seu redor e telas gigantes dentro dos automóveis vão responder a comando de voz.

    Imagem: Divulgação
  • 2. Cortador de grama

    Cortadores de grama estilo Roomba, aspirador de pó inteligente, começam a aparecer. O conceito da empresa Forward X usa sensores para que eles se movam sem bater em nada.

    Imagem: Divulgação
  • + Relógios e pulseiras

    Além de contar passos e medir a frequência cardíaca, os relógios vão medir a pressão arterial. O HeartGuide, da Omron, é o primeiro aprovado pelo FDA (espécie de Anvisa dos EUA) a fazer isso e te custa US$ 499. O acessório faz todo um histórico do usuário e os dados podem ser acessados facilmente e exibidos para o médico.

    Imagem: Divulgação

Curtiu? Compartilhe.

Topo