UOL Notícias Tecnologia

15/05/2009 - 11h10

O som do vinil é superior ao do CD?

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Será que o formato digital é inferior ao ultrapassado vinil? A resposta varia de pessoa a pessoa, isso porque, dependendo da finalidade, pode-se dizer que sim e que não.

Uma das vantagens do vinil é que as ondas sonoras são analógicas, assim como é a gravação do vinil. Isso quer dizer que não há muita perda entre a gravação e a reprodução. Por isso muitos alegam que o som do vinil é mais encorpado e mostra mais detalhes.

Mas isso porque o vinil tem o graves mais bem definidos. "Por ser um processo analógico, a equalização tem mais graves naturalmente por isso fica mais aparente", diz Djeferson Moreira Barbosa, produtor de áudio da Rádio UOL. "Isso não quer dizer que o som tenha mais qualidade. Se o CD tem uma taxa de amostragem de 44 KHz a 16-bit, o vinil teria 16 KHz a 8-bit", completa.

Por isso o vinil é a escolha dos DJs. "O grave do vinil é mais orgânico, eu quase não uso CDs", diz o DJ Raffa Alem.

E o MP3? Tudo depende da sua taxa de compactação. A gravação digital, assim como a de CDs e DVDs, capta as ondas sonoras e converte em arquivos. Acontece que na gravação digital não é possível acompanhar as "curvas" das ondas sonoras, portanto são gravadas com um certo intervalo, definido pela compactação. Quanto maior a compactação, maior o intervalo, e menos nuances a gravação capta.

Veja na figura acima. A linha preta é o som original, analógico. A linha azul representa uma gravação com alta compactação, a vermelha com uma menor. Note que a azul não acompanha tanto as curvas do som como a vermelha.

"A compactação tira faixas dinâmicas que em tese o ouvido humano não escuta, por isso as pontas são achatadas", explica Barbosa. Ou seja, um arquivo digital sem nenhuma compactação, como é o caso do WAV, vai mostrar todas essas curvas. Hoje há formatos como o FLAC, que possuem compactação, mas pouca. Ainda são maiores que um MP3, mas bem menores que um WAV.

Mas nada disso adianta se sua caixa de som ou fone de ouvido não forem bons o suficiente. Mesmo que o arquivo possua todas as faixas de frequência, nem todos os aparatos de som conseguem reproduzi-lo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host