UOL Notícias Tecnologia

11/08/2010 - 11h50 / Atualizada 11/08/2010 - 12h17

Falsa funcionária que ganhou fama na web por humilhar o chefe não passa de 'pegadinha'

Do UOL Tecnologia
  • Reprodução/TheChives

Uma garota enfurecida com o chefe decidiu pedir demissão escrevendo em uma lousa branca tudo o que o pessoal do RH desaconselharia. A cada nova informação, um clique. A sequência de fotos – que denunciava inclusive o “vício” do patrão no jogo “Farmville” -- foi divulgada na internet na manhã de terça-feira (10) e levou apenas algumas horas para fazer sucesso no Twitter e Facebook. Depois de o link rodar o mundo, no entanto, veio à tona que o bombástico pedido de demissão era um golpe fabricado pelo site “The Chive”, o mesmo que divulgou as fotos.

O post foi retuitado por cerca de 30 mil pessoas e compartilhado por mais de 230 mil usuários no Facebook. A demissão foi noticiada por diversos sites, como “Tech Crunch”, “New York Post” e “Mashable”. Jenny ganhou até uma página no Facebook reunindo fãs que gostariam de vê-la nua na "Playboy".

Mas tudo não passou de uma “pegadinha” dos irmãos John e Leo Resig, como informam o site Tech Crunch e o próprio “The Chive", em um novo post revelando a criação da farsa. Jenny é, na verdade, Elyse Porterfield, atriz de 22 anos que vive em Los Angeles e respondeu a um anúncio para a “peça” sem saber do que se tratava.

Os mentores do golpe dizem que fizeram a pegadinha por diversão. “Não fizemos isso para ver quantos jornalistas poderíamos enganar [embora tenha sido divertido], nem pela publicidade ou dinheiro... fizemos isso simplesmente para a diversão das pessoas em primeiro lugar”, disse John Resig ao "TechCrunch", site que era citado nas mensagens da falsa demissão. 

Os irmãos Resig já enganaram jornalistas em outras ocasiões. O boato mais conhecido foi sobre a gorjeta de US$ 10 mil que teria sido dada pelo empresário Donald Trump ao garçom de um restaurante em Santa Monica (Califórnia, EUA) em 2007. O site da Fox News divulgou a história. 

O post original dizia que o "The Chive" havia recebido as fotos de um colega da Jenny. Ela teria pedido demissão na segunda-feira e enviado as fotos para toda a empresa. No final, um aviso de atualização: “fizemos contato com Jenny e vamos publicar amanhã a continuação dessa história”.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host