UOL Notícias Tecnologia

06/10/2010 - 15h26 / Atualizada 06/10/2010 - 16h40

Facebook promove "Orkutização" da rede e separa atualizações por listas de amigos

Da Redação

Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, maior rede social com 500 milhões de pessoas

O Facebook, maior rede social do mundo com 500 milhões de usuários, anunciou algumas mudanças na interface do site num evento para a imprensa na sua sede, em São Franscico (EUA). O objetivo é melhorar a comunicação dos usuários com seus amigos, com a criação de listas de contatos, algo semelhante ao que fez o Orkut em agosto deste ano. Por meio de "tags", será possível criar os grupos.

“O que estamos fazendo aqui é construir uma plataforma social. Isso é diferente de um aplicativo social”, destacou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

De acordo com Zuckerberg, a ideia de receber as atualizações dos seus amigos de uma só vez é interessante, mas não funciona bem na realidade. “As pessoas têm vários círculos sociais e interagem com elas de formas diferentes”, explicou. “Hoje as pessoas não conseguem compartilhar informações no seu perfil ou porque é chato fazer isso ou porque não conseguem configurar as opções de privacidade”, completou.

O Facebook tem, desde 2008, uma ferramenta que permite que o usuário crie grupos, porém apenas 5% dos usuários usam isso, informou Zuckerberg. “As listas de amigos não têm dinâmica social ou de viralidade”.

Assim como o Orkut fez, ao recentemente anunciar uma ferramenta para criação automática de grupos, Zuckerberg destacou que a tarefa é complicada. Isso porque os sistemas de criação de grupos automáticos nem sempre conseguem reproduzir exatamente os círculos sociais que temos na vida real.

Listas via "tags"

A "Orkutização" do Facebook, que como a rede social mais popular no Brasil passará a separar atualizações para grupos específicos de amigos, funcionará por meio de um sistema de "tags".

Será muito semelhante ao ato de pôr tags nas fotos, ou seja, quando um amigo é “marcado”. Para criar o grupo, bastará marcar os contatos.

  • Divulgação

    Na criação de salas de bate-papo será possível discutir ideias individualmente com alguns usuários

Por meio dessas listas, será possível a criação de "shared space" (espaços compartilhados), "chat group" (sala de bate-papo) e "e-mails list" (lista de e-mails).

Em espaços compartilhados, cada grupo poderá controlar o acesso de novos membros. A opção pode ser utilizada para grupos de trabalho em grupo -- recurso prometido pelo "finado" Google Wave.

Na criação de salas de bate-papo será possível discutir ideias individualmente com alguns usuários. E na lista de e-mail será possível manter, como no Outlook, um grupo de contatos, onde o usuário do Facebook poderá enviar ou receber um e-mail.

Além disso, existirão grupos abertos (as informações podem ser acessadas por não-membros), fechados (membros aparecem, mas o conteúdo não) e secretos (membros e informações são privados).

Membros dos grupos também poderão compartilhar documentos na web com os demais colegas, tal qual no Google Docs ou o Web Apps da Microsoft.

Detalhes sobre a novidade estão na página Facebook Groups.

Mais novidades

Entre outras mudanças que serão feitas pelo Facebook, está a melhoria dos controles de aplicações adicionadas no perfil. Dessa forma, ficará mais fácil para o usuário visualizar quais dados do seu perfil as aplicações estão utilizando para funcionar.

Outro recurso anunciado permitirá que o internauta possa ter uma cópia de segurança de todas as suas informações presentes no Facebook. Para fazer isso, o usuário deverá acessar o menu Contas (no canto direito superior da rede social) e ir em Configurações da Conta. Lá terá um botão Download your information (ou baixe suas informações). Será enviado um link para um e-mail cadastrado e de lá, o internauta fará o download de um arquivo zip suas informações pessoais, fotos, recados deixados no mural, etc.

 

  • Divulgação

    Nova página dos Grupos de contatos no Facebook; atualizações podem ser feitas só para a lista

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host