UOL Notícias Tecnologia

23/11/2011 - 11h26 / Atualizada 24/11/2011 - 11h30

Empresas brasileiras de internet fazem acordo para reduzir spams enviados no país

RODRIGO VITULLI||Do UOL Tecnologia
  • Brasil aparece em terceiro lugar entre os países que mais enviam spam, segundo Comitê Gestor

    Brasil aparece em terceiro lugar entre os países que mais enviam spam, segundo Comitê Gestor

De olho na diminuição do número de spams (mensagens de e-mail enviadas sem o consentimento do destinatário), o CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) anunciou nesta quarta-feira (23) um acordo de cooperação entre empresas de internet e órgãos de regulamentação da rede para o gerenciamento da porta 25 – grande propagadora de spams enviados de computadores brasileiros.

O objetivo da iniciativa é reduzir o envio dessas mensagens não solicitadas, que colocam o Brasil em terceiro lugar entre as nações que mais enviam spam.  Os participantes têm um prazo de até 12 meses para adotar as medidas sugeridas pelo comitê, como a instrução necessária para a mudança e o posterior bloqueio da porta (qualquer usuário pode fazer essa alteração; veja como).

Fazem parte do acordo o CGI, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, além de associações de provedores de acesso.  Com o acordo, os usuários que utilizam programas como Outlook ou Thunderbird deverão mudar a porta de comunicação com o servidor de 25 (ainda bastante usada hoje) para alternativas como a 587. Os usuários de webmail, como Gmail ou Hotmail, que acessam o serviço diretamente do navegador, não precisam fazer nenhuma alteração. 

Na prática, o número de spams enviados de computadores brasileiros deve diminuir consideravelmente. Isso porque hackers de todo o mundo infectam máquinas de usuários brasileiros, fazendo com que esses computadores residenciais virem "zumbis" digitais, propagando milhares de mensagens por meio da porta 25. Essa porta que é a mais vulnerável e difícil de rastrear e funcionará de forma muito restrita a partir de 2013. As empresas que fornecem o serviço de internet ficarão responsáveis por informar os consumidores sobre como fazer o processo de transição das portas.

Segundo o coordenador do Projeto da Gerencia de Porta 25, Henrique Faulhaber, o usuário brasileiro de internet terá benefícios a curto prazo. "Além da diminuição das mensagens indesejadas, retirar o Brasil da lista de spammers do mundo vai aliviar bastante o tráfego de emails e melhorar a velocidade de conexão de quem nem desconfia que está infectado".

 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host