Operadoras investirão em 4G mesmo sem retorno com 3G, garante ministro

Rafael Bitencourt

Do Valro, em Brasília

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira que as operadoras de celular deverão investir na nova tecnologia de quarta geração (4G) mesmo sem terem alcançado ainda o retorno financeiro almejado com o padrão de terceira geração (3G).
 
O ministro admitiu que os serviços 3G ainda não atingiram seu "amadurecimento" no país. Inclusive, essa é uma queixa recorrente das prestadoras. As empresas têm usado a questão para lançar críticas relacionadas ao momento apropriado para a realização do leilão das frequências de 4G, na faixa de 2,5 Gigahertz (GHz), e sobre o rigor das obrigações de cobertura do serviço nos próximos anos.
 
"Vamos fazer o leilão de 4G porque é importante que o Brasil esteja alinhado com outros países", afirmou o ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados. Segundo ele, há uma demanda por tecnologia de ponta por parte da população que deve ser atendida.
 
Bernardo disse ainda que, embora haja avanço expressivo na expansão da cobertura dos serviços 3G, a tecnologia está, até agora, presente em aproximadamente três mil municípios. No entanto, o leilão das frequências de 4G - previsto para o início de junho - exige a cobertura das primeiras cidades com a nova tecnologia a partir do próximo ano.
 
As regras contidas no edital, segundo Bernardo, não obrigarão as operadoras a oferecer a nova tecnologia em cidades menores que já contarão com o padrão tecnológico anterior. Portanto, esses municípios terão os serviços de voz e conexão à internet sem fio.
 
Outra medida de estímulo, ressaltada pelo ministro, está relacionada à medida provisória (MP) que irá desonerar a implantação de redes de telecomunicações. Segundo ele, a MP aguarda o último aval do Ministério da Fazenda para que seja publicada ainda neste mês.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos