UOL Notícias Tecnologia

10/11/2006 - 12h03

Windows Vista: integração vs. compatibilidade

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Confira imagens do novo Windows VistaFotos
Soft avalia se seu PC está pronto para o upgrade; baixe!
Programa deixa o XP com a cara do Windows Vista
Gigablog: você vai atualizar ou desencanar? Comente!
Para instituto, upgrade para o Vista será lento
É fato. A cada nova versão do Windows, a Microsoft integra ao sistema operacional várias soluções da empresa e entrega ao usuário logo na instalação. Apesar disso ter causado processos judiciais no mundo inteiro, a Microsoft parece não ter ligado muito.

Com o Vista, a integração do sistema operacional às ferramentas Microsoft foi maximizada ao extremo, de um jeito que pode assustar o usuário experiente, ao mesmo tempo que tende a agradar a maioria dos usuários novatos. Afinal, se você tem o Windows com quase todas as ferramentas que precisa no seu dia-a-dia, não há necessidade prática de procurar na Internet e fazer o download de ferramentas desenvolvidas por outras empresas. É assim que "pensa" o Windows Vista.

Além dos óbvios Internet Explorer 7 e Windows Media Player 11, quase todos os programinhas lançados pela Microsoft são instalados em versões melhoradas. O Windows Defender (antispyware) está lá, até pode ser desativado, depois de o Windows lhe perguntar duas vezes se você realmente quer "deixar seu computador desprotegido de ameaças e spywares".

Para quem trabalha com grande volume de arquivos e habitou-se a usar programas de localização rápida, como o Google Desktop Search ou o Yahoo Desktop Search, o Vista traz embutido o Microsoft Desktop Search. É basicamente a mesma ferramenta disponível para download gratuito para o XP. Ou seja, em tese, você não vai precisar se "preocupar" com isso. Tem ainda o cliente de e-mail (Windows Mail) que substitui o Outlook Express, o DVD Maker (edição de vídeos), um software de conferência, um programa de calendário e agenda... a lista é longa.

A integração entre as ferramentas Microsoft e o Vista, obviamente, é perfeita do ponto de vista técnico. Graças à integração, esses programas (Defender, Media Player, IE, Messenger etc.) ficam mais rápidos e acessíveis. O mesmo vale para gravações de CDs e DVDs, agora perceptivelmente melhor do que no Windows XP. Para a imensa maioria dos usuários, não será nem preciso instalar um aplicativo de gravação, como o Nero ou Easy CD Creator.

Por outro lado, o quesito compatibilidade tende a ser minimizado para quem gosta de usar programas de outras empresas. O próprio vice-presidente da Microsoft, Jim Allchin, disse em entrevista recente que, hoje, o Vista "não precisa de antivírus" graças ao controle de contas de usuários melhorado.

Em resumo, o Vista é um prato cheio para quem gosta das ferramentas Microsoft e as usa hoje no Windows XP. Você terá uma experiência melhor e mais rápida. Para quem prefere optar por softwares diferentes, pode ser um problema. Os outros softwares podem ser instalados normalmente, a maioria funciona. No entanto algumas pessoas ficarão com aquela "leve" impressão de que eles estão mais "pesados" e sobrecarregando o sistema operacional.

Windows Vista

Beleza ← → Usabilidade

Integração ← → Compatibilidade

Resultados ← → Personalização

Performance ← → Hardware

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host