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09/11/2007 - 15h43 Livros discutem papel do game nas sociedades real e virtual THÉO AZEVEDO
"Game On", da educadora Filomena Moita, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aborda os jogos enquanto uma nova linguagem narrativa. "Aprende-se com qualquer jogo, educativo ou não", defende Moita. "Todos contribuem para adquirir saberes, competências e habilidades", completa. O livro é fruto de uma pesquisa que a educadora realizou em Portugal e no Brasil, e explica como os games estão influenciando a sociedade nos dias atuais. Para Moita, a obra abrange jovens, educadores, pais e alunos. Já "Level up!", cujo nome faz referência à frase que é exibida na maioria dos RPGs, quando o jogador consegue atingir um novo nível de experiência com seu personagem, é um estudo sobre a maior comunidade virtual do Brasil dedicada a um jogo em texto (MUD, ou "Multi User Dungeon"), a Vitália MUD. O livro é uma adaptação da dissertação de mestrado defendida por Ivelise Fortim no Programa de Ciências Sociais, área de concentração de Antropologia, da PUC-SP. Para Fortim, através do texto - os MUDs quase não têm interface gráfica -, o MUD ainda prende a atenção de muitos jovens, em seu mundo mágico e fantástico. "Level Up!" discute não apenas os MUDs, mas também a chamada "geração arroba", em meio a comunidades virtuais e sociabilidade on line.
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