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21/03/2007 - 16h51 Carros de hidrogênio enfrentam obstáculos tecnológicos
Por Jim Forsyth SAN ANTONIO, Texas (Reuters) - O hidrogênio está sendo alardeado como o combustível do futuro e benéfico ao meio ambiente, mas o caminho que conduz até os veículos acionados a hidrogênio não será fácil, disseram especialistas do setor na terça-feira. Representantes de empresas automobilísticas e de energia da Europa e dos Estados Unidos que participaram da convenção da National Hydrogen Association nesta semana afirmaram que a tecnologia do hidrogênio é factível, mas que terá de superar grandes desafios antes que se torne comercialmente viável. "Todos nós teremos muita lição de casa a fazer durante os próximos anos", disse Klaus Bonhof, gerente da divisão de combustíveis alternativos da DaimlerChrysler. "Precisamos produzir tecnologia viável em termos de volume, e essa tecnologia precisa ser aplicável comercialmente." BMW, Toyota, Honda, GM, DaimlerChrysler e Volkswagen tinham veículos acionados a hidrogênio em exibição na conferência, mas todos enfrentam os mesmos desafios tecnológicos, que variam de custos que podem atingir o milhão de dólares por unidade ao alcance limitado. Um carro movido a hidrogênio pode atingir quilometragem da ordem de 18 a 21 quilômetros por litro, mas um tanque de combustível de tamanho normal só permitiria autonomia de cerca de 200 a 240 quilômetros, de acordo com os especialistas. Isso se deve ao fato de que o hidrogênio que abastece os carros toma forma líquida até o momento do abastecimento, porque é mantido a temperatura muito baixa, mas se converte de novo em gás à medida que a temperatura sobe. O combustível se dissipa no ar mesmo que o veículo não esteja em uso. "Temos a questão da evasão de hidrogênio causada por aquecimento", disse Frank Ochmann, vice-presidente de tecnologia limpa da BMW. "Depois de algum tempo, talvez uma semana, digamos, o tanque se esvazia. Trata-se de uma dor de cabeça que ainda estamos enfrentando, mas continuamos a trabalhar para resolver o problema", diz. Ochmann disse que a BMW está testando um tanque isolado que manteria o hidrogênio refrigerado e líquido. "Se esse tanque for colocado em um homem de neve, o boneco demoraria 13 anos a derreter", disse. Desenvolver os postos de abastecimento de hidrogênio seria a parte mais fácil da empreitada, dizem os especialistas. O hidrogênio já é transportado em tanques ou gasodutos para usuários industriais, de modo que já existe uma logística de distribuição. Ochmann afirmou que a BMW estima que só em 2025 veículos movidos a hidrogênio estarão sendo produzidos e vendidos em volume considerável. |