Informações sobre o álbums
  • editoria:Dicas
  • galeria: Adobe Photoshop
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/20090325_ps_hdr_album.htm
  • totalImagens: 24
  • fotoInicial: 1
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  • timestamp: 20120515164546
Fotos
Por melhor que seja sua câmera, ela não vai conseguir captar exatamente o que o seu olho capta. Às vezes, a foto fica muito clara. Em outras, muito escura. É para isso que serve a técnica HDR, High Dynamic Ranging (Grande Alcance Dinâmico), que pega informações de cores de diversas fotos para criar uma que mostre desde o tom mais claro até o mais escuro, o que fica mais próximo do que seu olho vê. Também é possível dramatizar o contraste e a saturação e fazer efeitos mais artísticos que reais. Reprodução Mais
Antes de tudo é preciso ter três fotos da mesma paisagem, mas com exposições diferentes. Algumas câmeras tiram automaticamente essas fotos, o que é chamado de auto bracketing. Estará sinalizado na sua câmera como BRK seguido de um número. Escolha o maior possível. Se sua câmera não tiver isso, também é possível tirar as fotos, mas será necessária a configuração manual. Reprodução Mais
Se você tiver auto bracketing, coloque a câmera em um tripé ou apoiada firmemente, segure e aperte o disparador por alguns segundos. As três fotos serão tiradas. O resultado deve ser uma foto média, uma mais clara (quase estourada) e uma escura (que não mostra direito as áreas de sombra). Se você não tem auto bracketing, tire fotos com exposições e aberturas diferentes, mas com a câmera em um tripé. No nosso caso, a câmera tirou uma foto de 1/500s e F2.8, uma de 1/250s e F5.6 e uma 1/500s e F5.6 Reprodução Mais
Agora no Adobe Photoshop CS3, vá em <b>File > Automate > Merge to HDR</b> (<b>Arquivo > Automatizar > Mesclar para HDR</b>). Reprodução Mais
Clique em <b>Browse</b> (<b>Procurar</b>). Reprodução Mais
Selecione os arquivos que você quer mesclar, segurando a tecla Shift. Podem ser quantos arquivos quiser, desde que tenham sido tirados em sequência. Clique em <b>Open</b> (<b>Abrir</b>). Reprodução Mais
Agora os arquivos aparecerão na lista. Clique em <b>Ok</b> Reprodução Mais
Depois de processar e encaixar as imagens, uma janela será aberta. As cores ainda ficarão um pouco estranhas. Reprodução Mais
É necessário ajustar o <b>Set White Point Preview</b>, que ajustará a luminosidade da foto. Mais
Tome cuidado ao configurar no <b>Set White Point Preview</b>. Muito à esquerda deixará tudo estourado, como aqui. Reprodução Mais
Muito à direita deixará escuro demais. Reprodução Mais
Escolha com cuidado um ponto que você acha que está bom. Preste atenção em coisas com muita textura, como nuvens e árvores. Os contornos precisam ficar bem definidos. Reprodução Mais
A imagem vai ficar meio estranha, porque ela foi gerada em 32 bits por canal — normalmente utilizamos 8 bit por canal. Teremos que converter. Reprodução Mais
Vá em <b>Image > Mode > 8 Bits/Channel</b> (<b>Imagem > Modo > 8 Bits/Canal</b>). Reprodução Mais
Clique na setinha embaixo da janela. Aparecerá um gráfico. Reprodução Mais
Em <b>Method</b> (<b>Método</b>), selecione <b>Local Adaptation</b> (<b>Adaptação Local</b>). Para quem sabe mexer com curvas no Photoshop, agora é só fuçar. Reprodução Mais
Para quem não entende muito, algumas dicas básicas: comece arrastando a bolinha de baixo da linha diagonal para a direita até onde começa subir o gráfico. Isso intensificará as sombras. Reprodução Mais
Faça o mesmo na bolinha de cima, arraste a bolinha de cima para a esquerda até onde começa a subir a linha do gráfico. Isso deixará os brancos claros, sem estourar. Reprodução Mais
Perceba que o contraste ficará melhor e as bordas mais definidas. Se ainda não estiver muito bom, use o velho truque do "S": abaixe os valores mais baixos e aumente os mais altos, criando um "S" na linha. Isso deixa os claros mais claros e os escuros mais escuros. Cuidado para não exagerar. Aqui quase não mexemos porque não precisava muito. Vale aqui também a dica: confira objetos com textura, como nuvens e árvores, para que não percam definição. Dê <b>Ok</b>. Reprodução Mais
Ainda dá para melhorar: vá em <b>Image > Adjustments > Levels</b> (<b>Imagem > Ajustes > Níveis</b>). Reprodução Mais
A primeira coisa a se notar é: o gráfico tem que ocupar tudo: não pode haver espaço antes ou depois dele. Se tiver, arraste a flechinha preta para a direita e a branca para a esquerda. Mexa o controle central (cinza) para melhorar o contraste. Reprodução Mais
Agora vá em <b>Image > Adjustments > Shadows/Highlights</b> (<b>Imagem > Ajustes > Luz/Sombra</b>). Reprodução Mais
Aqui você intensifica as sombras e as áreas iluminadas. É bom para ficar mais natural. Só não exagere ou a foto fica "lavada", ou seja, perde definição. Reprodução Mais
Se achar que a foto está sem graça, vá em <b>Image > Adjustments > Hue/Saturation</b> (<b>Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação</b>). Aumente o <b>Saturation</b> (<b>Saturação</b>) um pouquinho. Não exagere, ou vai parecer artificial. Pronto! Salve no formato em que quiser. Compare com a inicial e veja se o resultado ficou melhor. Compare também com o cenário real e veja se não está mais próximo que o seu olho vê. Vale treinar e entender as curvas, para logo de cara ver o que há de errado na foto. Reprodução Mais

Adobe Photoshop

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