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Fotos
Você já pensou em cobrir um rosto com uma textura? Aprenda, com este tutorial, a colocar uma textura de casca de árvore em um rosto. <br><br>Não se esqueça de enviar a sua produção para <a href="mailto:vocemanda@uol.com.br">vocemanda@uol.com.br</a><br><br/><a href="http://downloads.uol.com.br/windows/imagem/photoshop_cs4.jhtm">Faça o download do Photoshop</a> smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 1:</b> Abra a imagem da pessoa que você deseja aplicar o efeito e a <u><a href="http://www.flickr.com/photos/sometoast/2544891216/sizes/l/>imagem de casca de árvore</a></u>. File (Arquivo) > Open (Abrir). Escolha uma foto em que o rosto da pessoa esteja bem de frente smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 2</b>: Vamos utilizar apenas o rosto da pessoa. Para isso, vamos começar delimitando a área. Utilize a ferramenta Pen (Caneta) com as opções marcadas em amarelo na figura acima. Adicione os nós da forma clicando com o mouse e, para fazer curvas, mantenha o botão clicado e arraste o mouse. Lembre-se de fechar a forma coincidindo o último nó com o primeiro smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 3:</b> Com a forma fechada, dirija-se a paleta paths. Selecione o path que você acabou de traçar e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Na janela que abre, escolha Make Selection (Fazer seleção). Na janela que abrir deixe o feather em zero e clique OK smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 4:</b> Clique em Edit (Editar) no menu geral do programa e em seguida Copy (Copiar) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 5:</b> Vamos agora criar um novo arquivo, onde aplicaremos a textura de casca de árvore ao rosto da pessoa. Clique em File (Arquivo) > Novo (New) e defina o tamanho e a resolução deste novo arquivo na janela que aparece. Aqui deixamos o tamanho em 2000 x 3000 pixels a 72 pixels/inch de resolução. Se você está pensando imprimir em formato grande, aumente a resolução smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 6:</b> Já no arquivo novo, vá para Edit (Editar) > Paste (Colar) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 7:</b> Vamos copiar a textura da casca de árvore para o arquivo novo. No arquivo da casca de árvore, clique em Select (Seleção) > All (Tudo). E repita o processo de copiar e colar, dos passos 4 e 5 smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 8:</b> Vamos redimensionar a Layer (Camada) da casca para que ela cubra toda a área do novo arquivo. Para isso, clique em Edit (Editar) > Free Transform (Transformação Livre). Lembre-se de selecionar a Layer (Camada) na paleta Layers smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 9:</b> Para deixar a textura da casca no tamanho exato do novo arquivo, insira os mesmos valores que você colocou na em Width (largura) e Height (altura), quando criou o arquivo como mostrado nos campos destacados em amarelo e tecle Enter smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 10:</b> Deixe a Layer (Camada) da textura temporariamente invisível, para isso, na paleta Layers (Camadas), clique no olho que fica do lado da imagem da textura smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 11:</b> Vamos criar uma espécie de molde com o rosto da pessoa que será aplicado à textura da casca. Primeiro, vá até a paleta Channels (Canais) e selecione o Channel (Canal) que apresentar o maior contraste. Neste caso o Blue (Azul). Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Duplicate Channel (Duplicar Canal). Na janela que se abre, escolha New (Novo) no dropdown menu de document (Documento) e clique em OK smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 12:</b> No arquivo gerado pela operação anterior, vá para Filter (Filtro) > Blur (Desfoque) > Gaussian Blur (Desfoque Gaussiano), mude o parâmetro Radius (Raio) até que o granulado da imagem fique mais ameno e clique em OK smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 13:</b> Para aumentar o contraste da imagem, vá para Image (imagem) > Adjustments (Ajustes) > Levels (Níveis). Na janela que abre, arraste o triângulo da direita para onde começa a ondulação no gráfico. Se no lado esquerdo o gráfico apresentar uma área plana, puxe o triângulo da esquerda em direção ao centro, até a ondulação. Clique em OK smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 14:</b> Clique em File (Arquivo) > Save As (Salvar Como), escolha um nome, clique em OK e feche o arquivo. Aqui salvei o arquivo com o nome de 1. Este arquivo será o "Molde" para a textura smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 15:</b> De volta ao arquivo principal, vá para a paleta Layers (Camadas) e no dropdown menu mude o modo de transparência para multiply smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 16:</b> Hora de aplicar o molde à textura. Clique em Fliter (Filtro) > Distort (Distorcer) > Displace smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 17:</b> Na janela que se abre, escolha o arquivo que salvamos no passo 14 e clique em abrir. Note como a textura mudou, acompanhando as formas do rosto smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 18:</b> Agora vamos melhorar o aspecto da textura. Vá para a paleta Layers (Camadas), selecione a Layer (Camada) da textura e clique com o botão direito sobre ela. Na janela que se abre, escolha Duplicate Layer (Duplicar Camada) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 19:</b> Ainda na paleta Layers, mude o modo de transparência da Layer (Camada) duplicada para normal no dropdown menu, mude também o campo opacidade para 40%. Duplique mais uma vez esta Layer (Camada) e a arraste para baixo da Layer (Camada) do rosto desta vez com 100% de Opacity (Opacidade) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 20:</b> Deixe as Layers (Camadas) acima do rosto invisíveis, como feito no passo 19 smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 21:</b> Agora, vamos começar a remover a pele, transformando-a em casca de árvore. Com a ferramenta Pen (Caneta) Delimite as áreas dos olhos e da boca como feito no passo 2, porém, escolha "Subtract from path area" indicado com a seta vermelha smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 22:</b> Transforme os paths em seleção como no passo 3 smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 23:</b> É hora de mascarar as camadas de casca de árvore. Este processo permitirá que os olhos e a boca fiquem tolamente visíveis enquanto as outras áreas do rosto ficam encobertas com a casca. Com a seleção feita, reative a visualização das duas Layers (Camadas) que estão acima da do rosto e em seguida clique no botão Add Layer Mask (Adicionar máscara à camada) na paleta Layers smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 24:</b> Agora vamos continuar a trabalhar nas máscaras. Segurando a tecla Ctrl, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a Layer (Camada) do rosto. Isso fará uma seleção com a forma da Layer (Camada). Em seguida, vá para Select (seleção) > Inverse (Inverter) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 25:</b> Neste passo vamos esconder às áreas de casca que não coincidem com o rosto.Com a nova seleção, volte à paleta Layers e clique na máscara para selecioná-la. Então, clique com a ferramenta Paint Bucket (Balde de tinta) e com a cor preta na área da seleção. Repita o processo para a outra Layer (Camada) que está acima da do rosto. Note que a máscara esconde as áreas em preto da sua respectiva Layer (Camada) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 26:</b> Desfaça a seleção clicando em Select (Seleção) > Deselect (Desfazer) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 27:</b> Nos próximos 5 passos, vamos acrescentar áreas de sombra a textura da casca para dar volume ao rosto. Comece criando uma camada de ajuste do tipo Curves (Curvas). Na paleta Layers (Camadas),vá na Layer (Camada) mais acima, em seguida clique no botão Add fill or adjustment Layer (Adicionar camada de preenchimento ou ajuste) > Curves (Curvas) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 28:</b> Na janela que se abre, adicione 2 pontos ao gráfico, clicando e arrastando para que a curva fique como algo parecido com a da imagem acima. Note que a textura da casca ficou bem escura smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 29:</b> Agora, com a ferramenta Paint Bucket (Balde de tinta), pinte de preto a máscara da Layer (Camada) de ajuste smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 30:</b> Uma vez selecionada a área do rosto (como na primeira parte do passo 24), com a ferramenta Brush (Pincel) vá pintando, na máscara da Layer (Camada) de ajuste, as áreas de sombra do rosto. Use a ferramenta com a cor branca em 25% de opacidade e varie o diâmetro da mesma de acordo com a área smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 31:</b> Á área entre o nariz e a boca requer especial atenção para conferir maior realismo à figura. Aqui deixei as Layers (Camadas) de textura acima da do rosto invisíveis (como no passo 10) e com a ferramenta Pen (Caneta), delimite a área a ser trabalhada (como no passo 2). Após isso, faça a sua seleção (como no passo 3) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 32:</b> Reative a visualização das Layers (Camadas) de textura, em seguida, aproxime a área a ser trabalhada, fazendo um retângulo com a ferramenta zoom (indicada com o número 1) sobre ela e volte a pintar as áreas de sombra da seleção, como no passo 30 smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 33:</b> Agora vamos repetir todo o processo de adicionar áreas de sombra (passos de 27 à 32) só que desta vez trabalharemos as áreas de luz. O que muda é a forma da curva que deve ser parecida com a da figura acima e as áreas a serem pintadas na máscara smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 34:</b> Adicionadas as áreas de luz, vamos trabalhar na fusão do rosto ao fundo. Para começar, duplique a Layer (Camada) de casca de árvore que está abaixo da Layer (Camada) do rosto smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 35:</b> Com a recém duplicada Layer (Camada) selecionada, mude seu modo de transparência para Overlay no dropdown menu da paleta Layers (Camadas) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 36:</b> Ainda na paleta Layers, selecione as áreas dos olhos e da boca como no passo 21 smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 37:</b> Agora, vamos separar os olhos e a boca do rosto original para melhorar o aspecto da fusão. Vá em Edit (Editar) > Copy (Copiar) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 38:</b> Para completar a separação, vá em Edit (Editar) > Paste (Colar) smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 39:</b> E desative a visualização da Layer (Camada) do rosto smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 40:</b> Já estamos nos retoques finais! Vamos adicionar a sombra projetada do rosto no fundo de casca de árvore. Para isso, em uma nova Layer (Camada), faça uma seleção como nos passos 25 e 26 e com a ferramenta Brush (Pincel) com a cor preta, 0% de hardness (Dureza) e 50% de Opacity (Opacidade). Pinte as áreas que você julgar que seriam a sombra. Desfaça a seleção.Dica: Observe a incidência de luz original na textura da casca da árvore e projete a sombra no mesmo sentido smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais
<b>Passo 41:</b> Para finalizar, selecione a máscara de uma das Layers (Camada) de textura que foram aplicadas ao rosto e com a ferramenta Brush (Pincel), com a cor branca, 0% de Hardness (dureza) e 50% de Opacity (Opacidade), pinte a área da borda do topo da cabeça.Veja como esta divisão se suaviza dando a impressão de que o rosto faz parte da textura smileham/Creative Commons e sometoast/Creative Commons Mais

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