Informações sobre o álbums
  • editoria:Especial
  • galeria: Marcos históricos
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/20091120_webby_album.htm
  • totalImagens: 11
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://te.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120515130620
Fotos
O site Webby Awards preparou uma lista com os dez eventos mais importantes da década para a Internet. O primeiro evento listado aconteceu em 2000: os classificados gratuitos Craiglist foram expandidos para outras cidades dos Estados Unidos, o que causou calafrios em muitos jornais do país. Hoje, o service mantém listas gratuitas em mais de 500 cidades em 50 países, inclusive no Brasil. Os catálogos de anúncios incluem tudo o que você puder imaginar Reprodução Mais
O segundo foi o lançamento do Google Adwords em outubro de 2000.A companhia tornou a publicidade seu carro-chefe. O programa de anúncios "self-service" abriu o mercado publicitário para quaisquer negócios, não importa se grandes ou pequenos, permitindo que os anunciantes mirassem em seus consumidores com uma precisão milimétrica Reprodução Mais
Em terceiro, está a Wikipedia. De 20 mil novos artigos online em 18 línguas em seu primeiro ano de vida (2001), a Wikipédia passou para 14 milhões de artigos em 271 idiomas. A enciclopédia de código aberto resumiu o poder da internet em levar estranhos de todo o mundo a colaborarem em projetos Reprodução Mais
Em quarto, aparece o Napster. Apesar de ter sido fechado em 2001, ele abriu todas as comportas do compartilhamento de arquivos. Sua morte deflagrou uma onda de inovações que mudaram para sempre a maneira como obtemos e experimentamos música e vídeo -- do Hulu ao iTunes até a iniciativa do Radiohead de distribuir as músicas do seu CD, Rainbow, gratuitamente na Web. Hoje, o Naspter oferece um serviços de música online via streaming Reprodução Mais
Em quinto, está a oferta pública do Google em 2004, uma das maiores da história. Ela colocou a empresa no caminho para a companhia se tornar a mais influente e dominante da década. Do Gmail e YouTube ao Google Earth, Maps e o Android, a gigante da internet e constante inovadora está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas. Na foto, os fundadores da companhia Bob Margot/AP Photo Mais
Em sexto, está a revolução do vídeo online. Em 2006, uma enxurrada de banda de internet mais veloz, câmeras baratas e o uso inovador do player em Flash da Adobe pelo YouTube resultaram na revolução dos vídeos online. A tríade levou ao boom de vídeos feitos em casa e também de conteúdo profissional, que remodelou tudo: da cultura pop à política. Na foto, a rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, no lançamento de seu canal oficial no YouTube Adrian Dennis/AP Photo Mais
Em sétimo, figuram o Facebook e Twitter. Em setembro de 2006, o site de rede social para estudantes de faculdade abriu a participação para usuários com mais de 13 anos e um e-mail válido. O Facebook atingiu uma sintonia imediata e da noite para o dia tornou-se a principal rede social do mundo. Na foto, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, 25 Kimberly White/Reuters Mais
Dividindo a sétima posição com o Facebook, está o Twitter. Os criadores do Twitter abriram caminho para o serviço decolar em 2007. Ambas as companhias levaram as mídias sociais ao mainstream, mudando radicalmente a maneira como as pessoas se conectam, colaboram e comunicam-se umas com as outras. Na foto, fiéis tuítam em missa nos EUA Robert Lahser/AP Photo Mais
Em oitavo, está o lançamento do iPhone em 29 de junho de 2007. No final dessa mesma semana, as lojas já haviam vendido meio milhão de aparelhos. Os smartphones passaram de um item de luxo a uma necessidade. O iPhone inspirou o desenvolvimento de sistemas operacionais como o Google Android, assim como aplicativos sobre todos os aspectos da vida moderna. Na foto, franceses fazem fila para comprar o iPhone Robert Lahser/AP Photo Mais
Em nono, está a campanha presidencial dos EUA. A internet alterou a política presidencial em 2008 tanto quando a televisão o fez quarenta anos antes, durante a campanha Kennedy/Nixon. De vídeos como a "Garota Obama" e do reverendo Wright até mídias sociais mobilizando eleitores, todas as faces da campanha foram mudadas permanentemente Charles Dharapak/AP Photo Mais
Em décimo, está a eleição presidencial no Irã. Quando surgiram resultados duvidosos, a oposição voltou-se aos tuítes e nascia a "Revolução pelo Twitter". De fato, era tão vital organizar demonstrações que o departamento de Estado dos EUA pediu ao Twitter para postergar uma manutenção planejada naquela época. Os protestos também destacaram o Twitter como uma ferramenta de protesto eficiente: poucos usuários acessam suas contas de um site central, então é quase impossível censurá-los Reprodução Mais

Marcos históricos

Veja mais:

Últimos álbuns de Tecnologia

UOL Cursos Online

Todos os cursos