Informações sobre o álbums
  • editoria:Especial
  • galeria: LinkedIn
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/como_usar_linkedin_album.htm
  • totalImagens: 18
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://te.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120515125839
    • Linkedin [16776]; Redes sociais [16852];
    • Dicas de tecnologia [50617];
Fotos
Esqueça o conceito de Rede Social comum (como Orkut e Facebook), pois o LinkedIn é sobre outra coisa: é uma rede social para quem busca contatos profissionais e, quem sabe, um emprego. Lançada oficialmente em 2003, a rede conta com milhares de usuários no mundo todo e, no ano passado, estreou uma versão do site em português. Baseado na dúvida da internauta Alessandra Pires, o <b>o UOL Tecnologia</b> fez um pequeno guia de como entrar e utilizar o LinkedIn; confira nas páginas a seguir<br><br> Getty Images Mais
Como todas as redes sociais, logo na página inicial do LinkedIn, já é possível fazer um cadastro. Basta colocar nome, sobrenome, e-mail e senha e clicar no botão Inscreva-se agora.<br><bR>Não é necessário criar um login. Logo seu "passaporte" para entrar na rede é o e-mail e senha que você estabelecer (por segurança, é importante não usar a mesma senha do e-mail na rede social) Reprodução Mais
Após as primeiras informações, o cadastro do LinkedIn pedirá alguns dados sobre localidade do usuário, empresa que trabalha e cargo que ocupa atualmente Reprodução Mais
Neste estágio do cadastro, a rede social solicita que o usuário dê o endereço e a senha do e-mail. Ele executa uma espécie de varredura para verificar quem que você conhece que já está na rede social.<br><br>Esse passo não é obrigatório (basta clicar em "Pular esta etapa" quem não quiser fornecer informações). É possível buscar contatos após todo o cadastro Reprodução Mais
O LinkedIn mostrará todos os contatos (inclusive os que têm foto) de pessoas que estão na rede social. Para adicioná-las, basta selecionar as que quiser e clicar em Adicionar conexão(ões) Reprodução Mais
Além de buscar os usuários que já têm perfil na rede social, o LinkedIn mostra quem da sua lista de contatos ainda não tem. Ele ainda dá a opção de enviar um convite para que os amigos entrem na rede.<br><br>A lógica é a mesma do slide anterior: basta selecionar os contatos e clicar no botão Convidar para conexão Reprodução Mais
Baseado nas informações do usuário, a rede -- mesmo sem todo o perfil completo -- sugere alguns usuários para estabelecer conexão Reprodução Mais
Caso você queira convidar um amigo para a lista de contatos, o qual você nunca enviou um e-mail, é possível neste momento do cadastro Reprodução Mais
O LinkedIn tem duas opções de assinatura: uma paga (com preços a partir de US$ 24,95) e outra gratuita (com itens básicos).<br><br>Para o usuário inicial, é recomendável a utilização da versão gratuita. Após aprender a mexer em todos os recursos, pode ser que a versão paga seja mais interessante para o usuário que busca vagas, o que não significa que não haverá propostas de emprego para quem faz o cadastro grátis Reprodução Mais
Após todo o processo de cadastro, essa é a página inicial do LinkedIn.<br><br>Neste quesito, a rede social profissional lembra muito as opções do Facebook: o usuário consegue visualizar as atualizações dos contatos, pode enviar mensagens, compartilhar atualizações e até gostar de algum update postado Reprodução Mais
Como todo site de emprego, a rede social prioriza usuários com perfis completos. Por isso, mesmo após o cadastro normal, é recomendado que o internauta vá ao menu Perfil e escolha a opção editar. Lá será possível colocar formação acadêmica (imagem acima), foto e experiências profissionais, por exemplo Reprodução Mais
Ao clicar no menu Perfil, a própria rede social dá dicas para o usuário completar o perfil.<bR><br>Um recurso interessante é que o usuário pode solicitar a recomendação de pessoas que conhecem ele Reprodução Mais
No menu Empregos é possível visualizar algumas vagas abertas. O usuário tem a opção de pesquisar oportunidades e até configurar alertas por e-mail Reprodução Mais
Outra dica interessante para quem vai usar o LinkedIn e quer ter visibilidade é a configuração do perfil público. Esta opção permite que, mesmo quem não esteja na rede, possa ver algumas informações do usuário.<br><br>O LinkedIn recomenda que o usuário, nessa opção, personalize a URL do perfil público (destaque) com o nome e o sobrenome. Dessa forma, será mais fácil que possíveis empregados achem seu perfil em mecanismos de busca Reprodução Mais
Em vez de "amizades", o usuário do LinkedIn, basicamente, estabelece conexões de diferentes graus entre os usuários . Dependendo da proximidade, é possível enviar mensagens LinkedIn ou por apresentação. <br>As conexões de primeiro grau são contatos diretos. <br>Já as de segundo, são pessoas que são conexões de contatos de primeiro grau. <br>E, por fim, as pessoas de terceiro grau são as que estão conectadas aos seus contatos de segundo grau. Reprodução Mais
Uma opção interessante para quem busca vagas é 'seguir' empresas que o usuário tenha interesse em trabalhar. Quem segue uma companhia, fica sabendo de oportunidades de trabalho, novas contratações e promoções.<br><br>Para 'seguir' empresas, basta ir no menu Empresas e buscar as que mais lhe interessar Reprodução Mais
O LinkedIn permite ainda que o usuário faça parte de grupos. Com uma estrutura que lembra (vagamente) as comunidades do Orkut, os grupos juntam pessoas para discutir determinados assuntos. <br><br>Para buscar um grupo, basta clicar no menu Grupos e fazer uma busca (lado direito superior). Para criar um grupo também não tem segredo, basta ir até a opção "Criar um grupo." Reprodução Mais
Na imagem acima, foi feita uma busca pelo termo T.I. no área de grupos do LinkedIn Reprodução Mais

LinkedIn

Veja mais:

Últimos álbuns de Tecnologia

UOL Cursos Online

Todos os cursos