Informações sobre o álbums
  • editoria:Dicas
  • galeria: Controle no Excel os gastos do cartão de crédito (inclusive compras parceladas)
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/controle_gastos_cartao_credito_2011_album.htm
  • totalImagens: 35
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://te.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120515164037
    • Microsoft Office [16788];
    • Dicas de tecnologia [50617];
Fotos
Sabe quanto já gastou no cartão este mês? E quanto vai pagar no próximo? Planilha no Excel ajuda a controlar as contas mostrando quanto pagará de juros caso atrase e quais as parcelas referentes àquele mês. Confira<br><br>Se tiver dúvidas sobre Office, envie um e-mail para <a href="mailto:uoltecnologia@uol.com.br">uoltecnologia@uol.com.br</a>, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial Getty Images Mais
Abra o Microsoft Excel 2007 Reprodução Mais
Monte a estrutura da primeira planilha a ser utilizada com as seguintes informações: Vencimento, Valor total Fatura, Pagto Mínimo, Data Pagamento, Saldo Devedor, Dias Atraso, Parcelas Vincendas, Taxa Juros, Taxa por dia, Taxa Administrativa e Total Mês Reprodução Mais
Monte a estrutura da segunda planilha logo abaixo, que será referente a compras parceladas. Preencha com as seguintes informações: Mês, Descrição, Valor Total, Parcelas, Parcelas a Pagar e Valor Reprodução Mais
Com a tecla Ctrl pressionada, selecione as colunas Vencimento e Data Pagamento. Vá à aba <b>Início</b>, grupo <b>Número</b>. Abrirá a janela de Formatar células. Vá a <b>Número > Data > tipo: 14/03/01 > OK</b> Reprodução Mais
Com a tecla Ctrl pressionada, selecione as colunas Valor total Fatura, Pagto Mínimo, Saldo Devedor, Parcelas Vicendas, Taxa Administrativa, Total Mês. Vá à aba <b>Início</b>, grupo <b>Número</b>. Abrirá a janela de Formatar células. Vá a <b>Número > Moeda > Casas decimais: 2 > OK</b> Reprodução Mais
Com a tecla Ctrl pressionada, selecione as colunas Dias Atraso (primeira planilha) e Parcelas e Parcelas a Pagar (da segunda planilha). Vá à aba <b>Início</b>, grupo <b>Número</b>. Abrirá a janela de Formatar células. Vá a <b>Número > Número > Casas decimais: 0 > OK</b> Reprodução Mais
Com a tecla Ctrl pressionada, selecione as colunas Taxa Juros e Taxa por Dia. Vá à aba <b>Início</b>, grupo <b>Número</b>. Abrirá a janela de Formatar células. Vá a <b>Número > Porcentagem > Casas decimais: 2 > OK</b> Reprodução Mais
Vamos agora aplicar as fórmulas. Na célula E4 (Saldo Devedor), digite o sinal de <b>= (igual)</b>, selecione a célula B4 (Valor total Fatura) , digite o sinal de (-) menos e agora selecione a célula C4 (Pagto Mínimo). Depois de digitada a fórmula ficará assim: =B4-C4 Reprodução Mais
Na célula F4 (Dias Atraso), digite o sinal de <b>= (igual)</b>, selecione a célula a célula D4 (Data Pagamento), digite o sinal <b> - </b> e selecione a célula A4 (Vencimento). Depois de digitada, a fórmula ficará assim:<b> =D4-A4</b> Reprodução Mais
Na célula G4 (Parcelas Vincendas), digite o sinal de <b>= (igual)</b>, selecione a célula F18 (Total Gasto – Na planilha de Compras Parceladas do Mês). Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=F18</b> Reprodução Mais
Na célula I4 (Taxa por dia), digite o sinal de <b>= (igual)</b>, selecione a célula <b>H4 (Taxa Juros) </b>, digite o sinal <b>/</b> e digite <b>30</b> (referente à taxa mensal, que normalmente considera o mês com 30 dias, mesmo se esse número for diferente). Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=H4/30</b> Reprodução Mais
Na célula K4 (Total Mês), digite o sinal de <b>= (igual)</b>, digite o sinal <b>( </b>, selecione a célula F4 (Dias atraso), digite o sinal de <b>* </b>, agora selecione a célula I4 (Taxa por dia), digite o sinal de <b>* </b> novamente, selecione a célula E4 (Saldo Devedor), digite <b> ) </b>, digite o sinal <b> + </b>, selecione novamente a célula E4 (Saldo Devedor), digite o sinal <b> + </b>, selecione a célula G4 (Parcelas Vincendas), digite o sinal <b> + </b> e, por fim, selecione a célula J4 (Taxa Administrativa). Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=(F4*I4*E4)+E4+G4+J4</b> Reprodução Mais
Selecione as células E4, F4 e G4. Posicione o mouse no local indicado na imagem até que se forme um sinal de mais (+). Então, é só arrastar esse símbolo para baixo, que a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
As fórmulas foram aplicadas para as outras células Reprodução Mais
Selecione a célula I4. Posicione o mouse no local indicado na imagem até que se forme um sinal de mais (+). Então, é só arrastar esse símbolo para baixo, que a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
Selecione a célula K4. Posicione o mouse no local indicado na imagem até que se forme um sinal de mais (+). Então, é só arrastar esse símbolo para baixo, que a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
As fórmulas foram aplicadas para as outras células Reprodução Mais
Na planilha de Compras parceladas do Mês, selecione a célula D14 (Parcelas). Vá à aba <b>Fórmulas > Lógica > SE</b> Reprodução Mais
A janela de argumentos da função abrirá. Em <b>teste_lógico</b>: Selecione a célula C14 (Valor Total), digite em seguida o sinal de '' = '' e agora digite '' '' (aspas duas vezes). Em <b>valor_se_verdadeiro</b>: digite '' '' (aspas duas vezes). Em <b>valor_se_falso</b>: digite o número 1. Depois de digitada a fórmula ficará assim: =SE(C14='''';'''';1) Reprodução Mais
Na planilha de Compras parceladas do Mês, selecione a célula F14 (Valor). Vá à aba <b>Fórmulas > Lógica > SE </b> Reprodução Mais
A janela de argumentos da função abrirá. Em <b>teste_lógico: </b>selecione a célula C14 (Valor Total), digite em seguida o sinal de <b> = </b> e digite <b> '''' (aspas duas vezes). </b> <b>Em valor_se_verdadeiro: </b> digite <b> '''' (aspas duas vezes). </b> Em <b>valor_se_falso: </b>selecione a célula C14 (Valor Total), digite o sinal <b>/ </b> e selecione a célula D14 (Parcelas). Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=SE(C14='''';'''';C14/D14) </b> Reprodução Mais
Na planilha de Compras parceladas do Mês, selecione a célula F18 (Total Gasto). Vá à aba <b>Fórmulas > AutoSoma > Soma</b> Reprodução Mais
Selecione as células a serem somadas da F14 a F17. Depois de inserida, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(F14:F17) </b> Reprodução Mais
Preencha a primeira planilha com as informações, e os cálculos serão efetuados automaticamente. Na planilha de compras Parceladas do Mês digite a Descrição e o Valor Total. A quantidade de parcelas automaticamente irá para 1, devido à fórmula que foi inserida no passo 20. Selecione a célula D14 (Parcelas). Posicione o mouse no local indicado na imagem até que se forme um sinal de mais (+). Então, é só arrastar esse símbolo para baixo, que a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
As fórmulas foram aplicadas para as outras células Reprodução Mais
Selecione a célula F14 (Valor). Posicione o mouse no local indicado na imagem até que se forme um sinal de mais (+). Então, é só arrastar esse símbolo para baixo, que a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
As fórmulas foram aplicadas para as outras células Reprodução Mais
Se o número de parcelas for diferente de 1, você deve digitar a quantidade ''sem fórmula''. No exemplo, usamos 5 parcelas (célula D14) e, em Parcelas a pagar, você deve usar um número de acordo com o mês que representa o número da parcela que você está pagando (mês 1 de 5, por exemplo) Reprodução Mais
Se você fizer uma compra à vista, a fórmula da quantidade de parcelas entrará automaticamente devido à fórmula inserida no passo 20 Reprodução Mais
Você pode utilizar esta planilha para controlar mais de um mês de fatura de cartão de crédito. Basta selecione a segunda planilha e pressionar Ctrl + C (copiar) Reprodução Mais
Abaixo, cole a planilha utilizando CTRL+V (colar) Reprodução Mais
Mude o mês e apague as informações da planilha colada. Depois, aplique as fórmulas conforme mostrado nos passos anteriores Reprodução Mais
Você pode utilizar essa planilha para controlar mais de um mês de fatura de cartão de crédito. Conforme for mudando o mês, basta ir copiando e colando. Na linha 5 vamos mostrar se você quiser controlar, por exemplo, o mês de fevereiro. Em parcelas vincendas selecione o total gasto do mês de fevereiro (segunda planilha) Reprodução Mais
Aqui está a planilha preenchida para controle de dois meses de gastos com cartão de crédito Reprodução Mais

Controle no Excel os gastos do cartão de crédito (inclusive compras parceladas)

Veja mais:

Últimos álbuns de Tecnologia

UOL Cursos Online

Todos os cursos