! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Dicionários
Clique na letra correspondente a inicial do tema que você procura
C
Linguagem de programação desenvolvida nos anos 70. Ainda muito popular, foi a responsável por outras linguagem que surgiram depois dela, como o C++.
C2C
A sigla significa Consumer-to-Consumer e está relacionada a transações comerciais realizadas entre usuários por meio da internet. Sites de leilão, por exemplo, são plataformas C2C, já que apesar de oferecerem o meio, as transações são realizadas pelos clientes.
CACHE
Local no disco rígido onde se armazenam temporariamente os arquivos transferidos quando se carrega uma página Web. Ao se retornar para a mesma página, o navegador pode buscá-la no cache, em vez de ir até o servidor original novamente, poupando tempo e reduzindo o tráfego na Internet.
CASE SENSITIVE
Diferenciação entre letras maiúsculas e minusculas em um sistema. Para uma plataforma case sensitive, se a senha de acesso for “UOL” e o usuário digitar “uol”, “Uol” ou variações, será barrado.
CD
Compact-disk ou disco compacto. Trata-se de uma mídia criada para substituir os discos de vinil e que perde cada vez mais espaço para aplicativos e equipamentos que reproduzem MP3. Os CDs geraram uma série de outros discos, como o CD-R ou o CD-RW - o primeiro é um disco gravável, enquanto o segundo é regravável.
CEO
Diretor executivo de uma empresa. Do inglês Chief Executive Officer, trata-se da pessoa que bate o martelo com relação às idéias e estratégias da companhia. Não é necessariamente o presidente da corporação.
CERN
Laboratório Europeu de Física de Partículas, localizado em Genebra, Suíça. A sigla Cern vem de seu nome anterior, Conseil Européen pour la Recherche Nucleaire (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear). Para os usuários da Internet, o CERN é conhecido como o local onde foi desenvolvido a World Wide Web.
CERT
Órgão ligado à segurança na internet e em redes genéricas. O Computer Emergency Response Team, que tem representantes no Brasil, ligados ao Registro.BR, alerta sobre vírus e demais periculosidades.
CFML
Linguagem de marcação utilizada para construir páginas web e muito semelhante ao HTML. A ColdFusion Markup Language usa como extensão o CFM.
CGI
Interface que possibilita a criação de scripts para serem incluídos em uma página de internet. Quando executados, retornam as respostas programadas.
CHAT
Conversa em tempo real através da Internet. Em alguns sistemas mais antigos de chat, a tela é dividida em duas. Cada parte contém o texto de um dos interlocutores. Novos sistemas permitem a criação de "salas" de conversa com formato de páginas Web. O chat na Internet ficou famoso com os servidores IRC (Internet Relay Chat), onde são criadas várias "salas", ou canais, para abrigar os usuários.
CHIP
O mesmo que processador ou microprocessador. Trata-se de circuito integrado, que realiza cálculos e responde aos comandos dados em um computador. Sua velocidade influencia diretamente a da máquina.
CHIPSET
Componente da placa-mãe, formado por um conjunto de chips. Controlam acesso a diversos itens, como memória e barramentos.
CHROME
Navegador do Google, que tem como principal característica a leveza, velocidade e a integração com serviços web da empresa.
CIBERESPAÇO
Termo criado pelo escritor William Gibson e inspirado no estado de transe em que ficam os aficionados de videogame durante uma partida. A palavra foi utilizada pela primeira vez no livro Neuromancer, de 1984, e adotada desde então pelos usuários da Internet como sinônimo para a Rede.
CIO
Diretor de tecnologia de uma empresa. O Chief Information Officer gerencia e comanda projetos de implementação de sistemas.
CLIENTE
Programa que requisita serviços a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura cliente/servidor. Por isso, cada um de seus serviços (correio eletrônico, FTP, WWW) funciona basicamente com esse par de programas. Para cada tipo de cliente, há um servidor correspondente. Na Web, os programas clientes são os navegadores, enquanto os servidores são os programas que armazenam as páginas e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais (de busca, por exemplo).
CLOUD COMPUTING
Tendência que dá conta que os aplicativos e softwares migrarão maciçamente dos computadores dos usuários para a internet. Assim, a médio prazo, para escrever um texto ou gerenciar uma planilha, o usuário usaria um browser e não teria mais softs armazenados em seu PC.
CLUSTER
Menor “pedaço” do HD que pode ser acessado pelo sistema operacional. Seu tamanho varia de acordo com a formatação do disco - pode ser de apenas 1 byte.
COBOL
Linguagem de programação datada da metade do século passado. O Common Business Oriented Language foi, orignalmente, criado para ser usado em sistemas de bancos.
CODEC
Algoritmo de compactação, sigla para COmpression DECompression. Um CODEC pode converter vídeos e sons. Para que um player reproduza vídeos comprimidos sob determinado CODEC, ele deve ser compatível com o CODEC ou tê-lo previamente instalado.
CÓDIGO-FONTEC
Comandos e rotinas que formam um programa. Se o programa tem o código-fonte aberto, qualquer pessoa pode alterá-lo, implementando melhorias e mudanças em um software. Se o código-fonte é protegido, trata-se de um programa proprietário, e alterações não podem ser realizadas.
COMPRESSÃO
Procedimento para redução do tamanho de arquivos digitais. Há vários métodos de compressão e eles variam de acordo com o algoritmo utilizado. Na compressão, o arquivo pode diminuir de tamanho limando-se itens que comprometem a qualidade final dele.
CONTA
Ter uma conta em um provedor de acesso é como ser sócio de um clube. O titular da conta recebe um nome de usuário (username ou apelido) e senha para acessar o sistema e paga uma mensalidade de acordo com os serviços que utiliza e planos de pagamento do provedor de acesso.
Informação que um site grava no disco rígido do usuário da Internet para uso futuro. Em termos técnicos, é um dado gravado pelo servidor no disco do cliente para utilização posterior. Tipicamente, um cookie armazena as preferências do usuário de um navegador quando se acessa um determinado site.
CORREIO ELETRÔNICO
Programa que permite trocar mensagens entre usuários. Não é necessário que o destinatário esteja conectado à Internet no momento em que a mensagem for enviada. Um aviso indicando quantas mensagens novas existem será apresentado assim que o usuário se conectar à Rede. É possível enviar simultaneamente cópias de mensagens para várias pessoas e também guardar as mensagens enviadas. Pode-se ainda usar o correio eletrônico para participar de listas de distribuição.
CORE
Termo utilizado para se referir, em informática, ao núcleo de um processador. Quanto mais núcleos, grosso modo, mais rápido atuará o sistema - principalmente em tarefas robustas realizadas concomitantemente, como trabalhos com arquivos multimídia e gráficos.
CPU
Nome arcaico dado ao conjunto que inclui processador em uma computador. Do inglês Central Processing Unit, ou seja, unidade de processamento central.
CPRM
Tecnologia criada por algumas empresas para impedir a cópia e reprodução de arquivos protegidos por direitos autorais. Essa “forma de gestão” foi desenvolvida por Intel, Toshiba, IBM e Masushita.
CRACKER
Pessoa que quebra intencionalmente a segurança de um sistema de computação, violando senhas ou licenças de acesso, tendo em vista o desafio, lucro, protesto, vandalismo ou alguma intenção altruísta. Em geral, causa prejuízos para o sistema invadido.
CRIPTOGRAFIA
Técnica de segurança que consiste em usar um conjunto de cálculos para “embaralhar” as informações de um arquivo. Tanto para criptografar como para descriptografar o arquivo, é necessário ter uma “chave”, formada pelo mesmo conjunto de cálculos que “embaralharam” o conteúdo. Quanto mais cálculos, mais segura é a criptografia.
CROSS PLATFORM
Chamados de multiplataforma, os softwares com esse perfil podem rodar em diferentes sistemas, como PCs e Macs, por exemplo. Um dos exemplos mais comuns é o Java, que pode rodar em qualquer sistema que tenha a Java Virtual Machine instalada.
CROSS-OVER
Cabo de par trançado que permite ligar dois computadores sem a necessidade de um hub ou dispositivo gerenciador de rede.
CTR
Tipo de monitores que contam com raios catódicos e são popularmente chamados de “monitores de tudo”. CRT significa Catodic Ray Tube.
GLOSSÁRIO DO
IDG NOW!
Digite a palavra ou termo