! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
15/03/2007
PC muda de cara para ganhar a sala e até o carro
FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Tecnologia do UOL, em Hannover (Alemanha)
O quarto e o escritório são pequenos demais para o que um PC pode oferecer —e a máquina do século começa a ganhar novos disfarces para invadir a sala de estar e até mesmo o carro. E prepare-se: ele vai tomar o lugar do seu CD player automotivo em alguns anos.


Prova disso é o Porsche estacionado no estande da CARTFT.com na Cebit 2007, maior feira de tecnologia do mundo. Nele a empresa instalou o CarPC, um computador como o que você tem em sua casa ou trabalho —claro, um pouco mais compacto, que precisa de menos energia para funcionar e tem alguns componentes personalizados.

Na Alemanha, com € 700 no bolso já dá para ter um computador completo no carro. O investimento vale um Celeron-M com 256 MB de memória, HD de 40 GB, placas de som e rede onboard, 4 portas USB 2.0, saídas VGA e PS/2 para mouse e teclado, e um LCD de 7 polegadas touchscreen. Com mais dinheiro, dá para chegar em um Core2 Duo, com saída para TV e porta FireWire.

Oliver Aigner, analista da CARTFT.com explica que o CarPC também permite conexão à Internet via Bluetooth e celular, ou então via rede sem fio em locais ou até cidades que possuem redes Wi-Fi abertas. "É como um PC comum, você pode instalar Windows, Linux, o que quiser", disse Aigner ao UOL Tecnologia. A diferença, claro, é que o micro tem que ficar praticamente do tamanho do CD player do carro.

Tamanho não é problema
Mas o tamanho não é fator limitante para levar o PC para o carro —é só não embuti-lo em lugar algum. A Intel, maior fabricante de processadores do mundo, já resolveu o problema com PCs ultraportáteis.

No início do mês, no salão do automóvel em Genebra, apresentou uma nova tecnologia de reconhecimento de voz e conexão via Bluetooth com o sistema de som do carro. Com isso, dá para controlar o aparelho sem as mãos, acessar e-mails (que são lidos pelo sistema de áudio) ou navegar pela Internet.

Tudo isso ainda parece realidade distante para o Brasil. Em parte porque placas-mãe e itens básicos como minigabinetes ainda rareiam no país. Além disso, o quesito segurança também faz diferença —já imaginou ter o carro roubado e perder toda a coleção de MP3?

Bom e velho gabinete
E mesmo para quem quer trocar o visual do PC sem tirá-lo do quarto ou do escritório, a Cebit é um prato cheio — dezenas de expositores mostram gabinetes para os mais variados gostos e necessidades. Além do neon colorido e das transparências, há modelos com refrigeração a água ou com o corpo todo cromado.

Para quem precisa economizar espaço, há também minigabinetes —pouco maiores que um drive de CD ou DVD, eles têm as conexões básicas para sobrevivência e precisam apenas de uma placa-mãe especial que caiba dentro deles. Fabricantes como Gigabyte ou Via produzem placas desse tipo para processadores como Celeron-M, Pentium-M ou Athlon.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns