! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
15/03/2007
Cebit mostra acessórios que adicionam luz, vibração e cor a games
FRANCISCO MADUREIRA
Editor do UOL Tecnologia, em Hannover (Alemanha)
Imagine-se pilotando um carro a 180 km/h, sentido a vibração de cada curva e zebra do circuito, o vento em seu rosto e também as variações de luminosidade de cada trecho do circuito. Tudo isso na frente do PC.


Isso é o que promete uma linha de periféricos que a Philips trouxe para a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, em Hannover. Os acessórios ambX PC incluem caixas de som com iluminação (inclusive para a parte traseira do monitor), ventiladores e um pad (como aqueles apoios de pulso) vibratório para o teclado.

O UOL Tecnologia testou o sistema com o jogo de corrida Toca 3. OK, o kit dá mais realismo para o game —mas se você usa lentes de contato ou tem a vista um pouco ressecada, esqueça. A mudança das luzes é interessante. No caso do Toca 3, as caixas de som piscam na luz vermelha e ficam verdes na hora da largada e a cada vez que você atravessa a linha de chegada. Jogos como Broken Sword 4 ou Supreme Commander têm outros efeitos que podem parecer mais atrativos para quem busca "entrar no clima" do jogo.

O recurso mais útil da ambX talvez seja a vibração no teclado. No Toca 3 é nítido saber que você passou por cima de uma zebra. E bater o carro também atordoa um pouco mais as mãos. O PC fica mais parecido com o PlayStation.

Codificação especial
Fabio Di Gesualdo, representante da Philips, explica que os recursos de iluminação funcionam para qualquer jogo, mesmo os antigos. Já os recursos de vibração e vento precisam de códigos especiais da tecnologia ambX para funcionar. Segundo ele, além dos jogos já citados, RFactor e Defcon já possuem a tecnologia, e alguns fabricantes de games trabalham em patches —pequenos downloads que adicionam ou corrigem recursos de programas— para adicionar os efeitos da tecnologia a games que ainda não a possuem.

Na Alemanha, o kit básico ambX com as caixas e efeitos de luz sai por € 199. O kit completo com luzes, pad vibratório e ventiladores sai por € 399. Ainda não há previsão de chegada no Brasil.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns