! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
20/03/2007
Cebit mostra TV do futuro, com jeitão e recursos da Internet e em 3D
FRANCISCO MADUREIRA
Editor do UOL Tecnologia, em Hannover
Esqueça as telas de LCD ou de plasma. A TV do futuro promete muito mais do que uma imagem de cinema em sua casa, com alta definição e som estéreo de sei lá quantos canais. Comece a pensar em uma televisão que chegue à sua sala pelo cabo de Internet, exiba links relacionados ao programa que você está vendo e transforme até mesmo parte das imagens em links para que você possa, por exemplo, comprar a camisa de seu time de futebol favorito ou o vestido daquela atriz. Mais —imagine que a TV lhe ofereça isso automaticamente, só de perceber que você ficou olhando por mais de cinco segundos para o mesmo lugar da tela.

CEBIT 2007
Francisco Madureira/UOL
TV 2.0 combina elementos da Web e recepção de sinal via Internet rápida
FOTOS PARA CRIAR AMBIENTE 3D
SAIBA COMO A TECNOLOGIA FUNCIONA
FOTOS DO 4º DIA DA FEIRA
TUDO SOBRE A CEBIT 2007

Estes são alguns dos conceitos de TV do futuro em exibição na Cebit 2007, maior feira de tecnologia do mundo, que vai até a próxima quarta-feira (21/03) em Hannover, Alemanha. Enquanto as fabricantes de eletroeletrônicos disputam para ver quem consegue produzir uma TV maior, o Parque do Futuro e estandes como o da Microsoft e do Instituto Fraunhofer mostraram tecnologias que devem mudar a forma como assistimos televisão nos próximos anos.

A TV via Internet, ou IPTV, é uma das maiores apostas. Segundo estudo do instituto Gartner, até 2010 cerca de 48 milhões de casas em todo o mundo receberão sinais de TV pela Web. De olho neste mercado, a Microsoft, por exemplo, trouxe à feira uma plataforma chamada IPTV Edition, software que roda em decodificadores digitais, como as "caixinhas" de TV a cabo do Brasil, só que conectados à Internet via cabos de rede. É possível navegar por menus com a grade de programação e selecionar, por exemplo, se quer gravar um determinado programa ou todos os programas daquela série, semanalmente. O software também integra conteúdos do PC e do telefone —dá para ver fotos, ouvir músicas e até ler e-mails e mensagens SMS na tela da TV.

TV 2.0 empresta conceitos da Web
Mas todos esses recursos ganham vida com um conceito exibido no Parque do Futuro, pavilhão da Cebit recheado de idéias de universidades e institutos de pesquisa do mundo inteiro. A Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim, por exemplo, trouxe à feira o projeto TV 2.0 —que empresta conceitos da Web para tentar explorar melhor o fato de o sinal da TV chegar à sua casa pela Internet.

O professor Hagen Kaprykowsky, do departamento de Mídia Interativa da universidade, explica que o sistema consegue agregar informações às imagens digitais, como links relacionados ou que tornem clicáveis as próprias imagens —em uma demonstração, um vídeo exibido pela TV 2.0 mostrava um círculo piscando ao redor dos óculos de sol usados por um atleta durante uma competição. Seria possível então clicar nos óculos com o controle remoto e ser levado a uma loja virtual para comparar preços e comprar um modelo. "O projeto é ainda um piloto, mas acreditamos que a TV pode aprender bastante com a Web", diz Kaprykowsky.

O próprio controle remoto é algo que deve virar coisa do passado em breve. No estande do Instituto Fraunhofer, a exemplo do que já foi exibido na IFA 2006, LCDs com câmeras digitais embutidas conseguem detectar o movimento de suas mãos e permitem apontar e clicar em diferentes regiões da página simplesmente apontando os dedos em direção à tela.

Bem-te-vi
E por falar em telas inteligentes, outra tecnologia que deve mudar nossa relação com a TV e o próprio monitor do PC é o detector de olhar. O estande da Tobii, também no Parque do Futuro, mostrou dois modelos de monitores LCD com câmeras digitais que conseguem saber por onde seus olhos passaram —e permaneceram—na tela. Vai ficar mais fácil descobrir o que realmente mais chamou a atenção de sua namorada ou namorado naquele filme...

"Também será possível descobrir que produto chamou mais atenção de um espectador em um filme ou comercial, e direcionar melhor a publicidade e o comércio eletrônico", segundo um representante da Tobii. O monitor consegue detectar até mesmo as piscadas de olho, que podem, no caso do PC ou da TV 2.0, servir como clique.
Mais
IP TV e TV digital vão promover mudança na publicidadeOuvir
CeBit 2007
Mapas
Álbuns