! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CeBIT 2007
21/03/2007
Telefonia via Internet chega à sala de estar da casa digital
Do UOL Tecnologia, em Hannover (Alemanha)
A casa conectada não está apenas no discurso de Bill Gates e outros gurus da tecnologia —de uma maneira mais simples e Frankstein, como o próprio PC, talvez, ela já está chegando à realidade por tecnologias simples e vantajosas, como a telefonia via Internet. Nos corredores da Cebit 2007, feira de tecnologia que termina hoje em Hannover, os aparelhos compatíveis com a tecnologia foram destaque em vários estandes, e com integração ao PC e outros aparelhos da casa.


A Zyxel, de Taiwan, trouxe para a feira uma maquete com os vários aparelhos que uma casa digital pode ter —tudo que pode ser comprado separadamente para ir "montando" seu ninho digital, do mesmo jeito que você monta e turbina um PC.

Na sala, um hub de Internet sem fio distribui o sinal da banda larga para todos os cômodos. Sobre a estante, um decodificador recebe a TV digital via Web, e é possível acessar a Internet via Wi-Fi com o notebook ou deixar o porta-retratos digital atualizado também pela rede sem fio com as fotos da última viagem. A mesma rede sem fio chega até o telefone VoIP, que permite fazer ligações pela Internet com custo reduzido —ou de graça, se for para outro telefone com a mesma tecnologia.

No quarto ou escritório, além do PC e da impressora, um dispositivo central de armazenamento guarda todos os arquivos comuns aos moradores —fotos, programas gravados na TV digital e a coleção de MP3. Amplificadores de sinal Wi-Fi podem ajudar a manter a rede operando nos cômodos mais distantes, ou até mesmo no jardim.

Analógico ou digital
Mas não é todo mundo que tem espírito micreiro para sair montando a própria casa digital. Para adaptar o antigo ao novo mundo, fabricantes mais tradicionais como a Panasonic mostraram na Cebit soluções que combinam o mundo analógico e o digital, como o Globalrange Dual Phone. Nele o usuário pode plugar um cabo de telefonia comum e também um cabo de rede —dois botões alternam o telefone sem fio entre o modo comum e o via Internet. O telefone nem precisa do PC para funcionar.

Durante a feira, a fabricante de eletrônicos alemã Grundig também exibiu telefones VoIP sem fio se conectam à rede via Wi-Fi —basta um hub para manter a conexão 100% do tempo, e também sem precisar do PC.
CeBit 2007
Mapas
Álbuns