Saiba como baixar vídeos do YouTube no seu computador

Flávio Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Assistir a vídeos no YouTube é uma atividade bastante comum para quem navega na internet. Muitas pessoas, entretanto, não querem depender da conexão à web para ver os filmes da página de conteúdo multimídia: desejam salvar esses arquivos no computador.

É possível baixar vídeos do YouTube com alguns programas especializados. Antes disso, é importante saber que o conteúdo do YouTube é protegido por uma atribuição de licença Creative Commons, na qual somente vídeos com direitos autorias livres podem ser editados (portanto, baixados). Observe este link (em Coisas que você deve saber) para verificar se você pode fazer o download de um determinado vídeo.

Um dos programas mais populares e fáceis de usar é o VDownloader. Para utilizar o software, deve-se realizar o download e instalá-lo no computador (dê um duplo clique sobre o executável e siga as instruções até finalizar). Com ele na máquina, basta realizar o passo a passo a seguir.

1. Abra seu navegador de internet no YouTube e encontre o vídeo que deseja baixar. Copie a URL (endereço) dele.

2. Abra o VDownloader. No local indicado (na janela sob a frase "URL do vídeo"), copie o endereço do vídeo. Em "Formato de saída", você pode escolher como deseja salvá-lo. O padrão AVI funciona perfeitamente para vídeos. Clique em "Baixar"  

3. Na janela que abriu, selecione o diretório onde você deseja que o vídeo seja salvo. Dê "Salvar"

4.Aguarde até que o processo esteja completo. Quando isso ocorrer, procure onde salvou o vídeo e abra-o. Pronto. Ele já pode ser assistido diretamente de seu PC



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos