Topo

Apple arruma parcialmente serviço de mapas na Austrália após polícia considerá-lo perigoso

À esquerda, o mapa da Apple, que coloca a cidade de Mildura dentro do parque. À direita, o mapa do Google, que mostra a real distância entre o parque e a cidade (localizada onde está a marcação do balãozinho "A") - Reprodução
À esquerda, o mapa da Apple, que coloca a cidade de Mildura dentro do parque. À direita, o mapa do Google, que mostra a real distância entre o parque e a cidade (localizada onde está a marcação do balãozinho "A") Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/12/2012 15h13

A equipe de mapas da Apple corrigiu, parcialmente, algumas localizações da cidade de Mildura, na Austrália. Recentemente, a polícia considerou o Apple Maps perigoso por levar usuários para um parque em vez de uma cidade.

Segundo o jornal “The Australian”, os mapas da Apple agora mostram a localização correta da cidade de Mildura (Victoria), no sul da Austrália. Por causa dos erros de informação, a polícia local recebeu vários chamados para ajudar motoristas que se perderam no Parque Nacional Murray-Sunset.

"Testes feitos com a ferramenta de mapas pela polícia confirmam que esse sistema posiciona [a cidade de] Mildura no meio do Parque Nacional Murray-Sunset, cerca de 70 km de distância da verdadeira localização de Mildura", diz o comunicado.

No entanto, dependendo da origem do usuário, o sistema de mapas da Apple ainda indica a localização errada. “Se você vem de Melbourne, o mapa ainda indica a cidade de Mildura no meio do Parque Nacional Murray-Sunset”, informou a polícia ao jornal “The Australian”.

A polícia está preocupada com a informação errada no sistema de mapas, pois o local não tem água e a temperatura pode atingir 46 graus Celsius. Além disso, há áreas do parque que não estão cobertas por sinal de telefonia, o que pode ainda piorar a situação de quem chegou até o local por engano.

Até o momento, a polícia já confirmou que cinco pessoas foram parar no parque achando que tinham chegado na cidade de Mildura. Porém, as autoridades acreditam que várias pessoas foram até o local, mas conseguiram achar o caminho de volta.

Problemas

O sistema de mapas do sistema operacional iOS6 substituiu (por enquanto sem sucesso) a ferramenta de mapas do Google nos portáteis da Apple. Em setembro, logo após o lançamento do iOS6, o diretor-executivo Tim Cook pediu desculpas pelas falhas no serviço. Além disso, o líder da Apple chegou a sugerir que os usuários testassem as versões para web de outras empresas, como os mapas da Google e da Nokia.

A Apple também demitiu Richard Williamson, responsável pelo time que desenvolveu o software. Além disso, a fabricante de eletrônicos mudou a descrição do app, retirando a expressão "o mais poderoso e bonito serviço de mapas". Os elogios foram substituídos por uma frase mais simples, em que a Apple afirma que as escalas e o zoom do software podem ser manejados com facilidade.