Topo

Poucas horas após lançamento, Google Maps já é o aplicativo mais baixado na App Store

Captura de tela do iPhone mostra aplicativo Google Maps entre os mais baixados na categoria gratuito - Reprodução
Captura de tela do iPhone mostra aplicativo Google Maps entre os mais baixados na categoria gratuito Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 10h59Atualizada em 13/12/2012 12h14

Depois do rompimento de contrato entre Apple e Google, a empresa de buscas demorou para desenvolver uma versão do Google Maps específica para iOS (sistema operacional móvel da Apple). No entanto, em menos de sete horas após o lançamento, o programa, feito para iPhone, já é o mais baixado da loja de aplicativos da Apple.

O novo Google Maps foi lançado na madrugada desta quinta-feira (13) em mais de 40 países e em 29 idiomas. As vantagens do serviço do Google comparado com o nativo da Apple são: informações de transporte público, Google Street View , trânsito e navegação ponto a ponto – o aplicativo funciona como um GPS convencional e vai falando as rotas para o usuário.

O aplicativo foi bem recebido pelos usuários do iOS. Além de receber boa classificação dos usuários (quatro estrelas de cinco possíveis), o programa tirou da liderança dos mais baixados o aplicativo da Apple “12 dias de presentes de iTunes”.

  • Reprodução

    Google Maps para iPhone funciona como um GPS convencional, inclusive falando as direções para o motorista

Outra característica do Google Maps para iOS é que os mapas são feitos baseado em vetor. Ao dar zoom, durante o uso do programa, o aplicativo redesenha o mapa com informações disponíveis, sem a necessidade de baixar “novos blocos” de dados com os diferentes níveis de aproximação. Em outras palavras, o aplicativo gasta menos o plano de dados e exige mais do processador do aparelho.

O Google também disponibilizou um SDK (kit de desenvolvimento) para que os desenvolvedores de aplicativos consigam atrelar seus programas aoS sistemas de mapas do Google no iOS. Atualmente, o padrão é Apple Maps. A empresa afirmou que os próximos passos referentes ao Google Maps no Ios é fazer uma versão otimizada para iPad e disponibilizar mapas indoors.

Problemas com mapas da Apple

O sistema de mapas do sistema operacional iOS6 substituiu (por enquanto sem sucesso) a ferramenta de mapas do Google nos portáteis da Apple. Em setembro, logo após o lançamento do iOS6, o diretor-executivo Tim Cook pediu desculpas pelas falhas no serviço. Além disso, o líder da Apple chegou a sugerir que os usuários testassem as versões para web de outras empresas, como os mapas do Google e da Nokia.

A Apple também demitiu Richard Williamson, responsável pelo time que desenvolveu o software. Além disso, a fabricante de eletrônicos mudou a descrição do app, retirando a expressão "o mais poderoso e bonito serviço de mapas". Os elogios foram substituídos por uma frase mais simples, em que a Apple afirma que as escalas e o zoom do software podem ser manejados com facilidade. 

(Com The Next Web)