Dia da Internet Segura chama a atenção para cidadania de usuários da rede

Do UOL, em São Paulo

Fazer com que os internautas tenham consciência de seus direitos e deveres online. Este é o tema do Dia da Internet Segura, realizado nesta terça-feira (5). Durante a data, organizada pela Safernet (entidade que milita pela proteção dos direitos humanos na internet), há várias ações de conscientização pelo país.

Haverá um debate via hangout (ferramenta de vídeo da rede social Google+) com especialistas e internautas às 16h. Vão participar: Marcelo Tas, apresentador do programa "CQC", Jean Wyllys, deputado federal, e Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos.

Isadora Faber, autora da página do Facebook "Diário de Classe", também participará do bate-papo pela internet para comentar como ela conseguiu mudar aspectos de sua escola ao denunciar na internet.

Para acompanhar o debate, é necessário acessar a rede social Google+ ou o canal da Safernet no YouTube.

"Nosso objetivo é lembrar que a internet é um espaço coletivo e, como a vida real, exige regras de convivência", disse Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet. A instituição liberará vídeos para educadores sobre segurança na internet e um portal feito especificamente para adolescentes com dicas de bom comportamento na rede.

O UOL contará com uma página específica sobre o Dia Da Internet Segura com dicas de segurança sobre o perigo de anexos e de vírus em redes sociais. Além disso, o portal disponibiliza uma cartilha com recomendações para navegar de forma segura na internet.

O Dia da Internet Segura é realizado simultaneamente em mais de 85 países. No Brasil desde 2009, o evento é uma iniciativa criada pela Rede Insafe, entidade que agrupa organizações europeias que promovem o uso consciente da rede. Em países da União Europeia, a data é comemorada desde 2003.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos