Fortaleza: 4G vai bem no Castelão e Beira Mar, mas oscila no maior shopping
Em Fortaleza, a cobertura 4G da Claro ainda é instável em alguns dos principais pontos de passagem de turistas. Houve oscilações constantes e baixa velocidade no maior shopping da cidade, o Iguatemi. Mas o desempenho da rede 4G foi melhor na avenida Beira Mar, principal área hoteleira de Fortaleza, e no entorno do Estádio Castelão. Nesses dois locais, o 4G chegou a ser dez vezes mais rápido que o 3G.
Fortaleza é uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações que recebeu a quarta geração da telefonia móvel, conforme estabelecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Acompanhe os testes em cada cidade:
Belo Horizonte | Brasília | Fortaleza |
Recife | Rio de Janeiro | Salvador |
Em algumas situações, a velocidade de acesso do 3G e 4G foi bem semelhante. Esse foi o caso no shopping Iguatemi, onde as postagens de fotos no Instagram e o download de um jogo levaram quase o mesmo tempo nas duas redes móveis. Numa cidade onde o 3G ainda apresenta inúmeras deficiências – foram muito mais frequentes as oscilações no 3G –, a nova rede 4G demonstra ser de fato mais rápida, mas não em todos os lugares.
Onde ela funciona, vale a pena. Na avenida Beira Mar, por exemplo, foi possível ver um vídeo de forma praticamente instantânea no 4G, sem aquela demora típica no carregamento.
Confira tabelas comparativas entre 3G e 4G
Velocidade do 4G
Locais | Download (Mbps) | Upload (Mbps) |
Fortaleza - Estádio Castelão | 3,5 | 1,4 |
Fortaleza - Av. Beira Mar | 3,7 | 2,1 |
Fortaleza - Shopping Iguatemi | 3,3 | 1,4 |
Intensidade do sinal da rede celular
Locais | Origem do teste | A 1 km* | A 6 km* |
Fortaleza - Estádio Castelão | Ótimo | -- | -- |
Fortaleza - Av. Beira Mar | Bom | -- | -- |
Fortaleza - Shopping Iguatemi | Ótimo | -- | -- |
*Dados não coletados
Estádio do Castelão
Tarefa | 3G | 4G |
Acessar a manchete do UOL do dia | 6s | 2s |
Abrir um vídeo do YouTube | 17s | 8s |
Conectar o Skype e mandar uma mensagem | 1s | 1s |
Postar uma foto no Facebook | 24s | 17s |
Publicar um post no Twitter | 9s | 2s |
Publicar uma foto no Instagram | 10s | 7s |
Baixar aplicativo de 148 MB | 8min | 8min30s |
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail | 7s | 6s |
Avenida Beira Mar
Tarefa | 3G | 4G |
Acessar a manchete do UOL do dia | 13s | 7s |
Abrir um vídeo do YouTube | 10s | 1s |
Conectar o Skype e mandar uma mensagem | 2s | 1s |
Postar uma foto no Facebook | 11s | 8s |
Publicar um post no Twitter | 5s | 5s |
Publicar uma foto no Instagram | 20s | 4s |
Baixar aplicativo de 148 MB | 12min | 7min10s |
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail | 6s | 3s |
Shopping Iguatemi
Tarefa | 3G | 4G |
Acessar a manchete do UOL do dia | 4s | 7s |
Abrir um vídeo do YouTube | 17s | 12s |
Conectar o Skype e mandar uma mensagem | 1s | 1s |
Postar uma foto no Facebook | 3min50s | 4min40s |
Publicar um post no Twitter | 2s | 2s |
Publicar uma foto no Instagram | 51s | 51s |
Baixar aplicativo de 148 MB | 15min | 16min40s |
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail | 5min | 3min |
Como foram feitos os testes
Para o teste em Fortaleza, foram escolhidos a avenida Beira Mar, principal área hoteleira de Fortaleza, com grande fluxo turístico, e o Shopping Iguatemi, maior centro de compras da capital cearense, localizando-se bem ao lado de um importante parque ecológico (Parque do Cocó), que também recebe visitações.
Os testes nas seis cidades-sede da Copa das Confederações ocorreram entre 2 e 9 de maio com a rede da Claro, operadora que foi a primeira a iniciar a venda de planos do serviço – o período de teste em cada cidade foi de um dia. A avaliação foi realizada com o smartphone Motorola Razr HD.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.