Topo

Em ambiente futurista, tablet comanda panela Wi-Fi que cozinha sozinha

Juliana Carpanez/UOL
Imagem: Juliana Carpanez/UOL

Juliana Carpanez*

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

06/09/2013 08h41

Na hierarquia de uma cozinha futurista, quem manda é o tablet. Ele dá os comandos a uma panela controlada via Wi-Fi, que mexe sozinha os alimentos e não deixa queimá-los. O cozinheiro, neste ambiente, é um mero ajudante: ele pica os ingredientes e os adiciona na panela no momento determinado pelo tablet.

Essa nova forma de cozinhar foi demonstrada na IFA 2013, feira de tecnologia realizada na Alemanha, pela fabricante Philips. Nesse sistema chamado HomeCooker next, a empresa integrou o uso de um aplicativo para tablets a uma panela já disponível no mercado internacional, que praticamente cozinha sozinha (ela mexe a comida, sem deixá-la queimar).

Panela e cafeteira são controladas via tablet com Wi-Fi e Bluetooth

Segundo a empresa, o objetivo é oferecer ao usuário um guia prático de como cozinhar, permitindo até mesmo que pessoas menos experientes pilotem o fogão. Além disso, o passo a passo exibido na tela do tablet indica alguns momentos em que o cozinheiro pode se ausentar completamente, permitindo que ele se organize e otimize o uso do tempo. “Nesses 20 minutos de espera, dá para levar o cachorro para passear”, brincou a expositora.

A reportagem do UOL Tecnologia observou o preparo de um rattatouile, um cozido de legumes. Os ingredientes já estavam cortados, e a cada intervalo de tempo o aplicativo indicava algo para ser adicionado à panela (que mantém controle constante da temperatura).

As explicações mostradas na tela são bastante simples e podem de fato ser úteis para quem não sabe cozinhar - ou até para quem quer aprender novos pratos. É possível adiantar o passo a passo no aplicativo, programando-se para o que vem a seguir (ex: acrescentar cebolas cortadas).

Um porém desse sistema é que ele exige uma boa conexão Wi-Fi, pois esta é a maneira como tablet e panela se comunicam. Caso a internet caia (o que aconteceu algumas vezes durante os testes), a panela continua cozinhando e mexendo, mas o “cozinheiro” não recebe novas ordens do tablet. Quando a conexão volta, as instruções são retomadas de onde pararam.

Segundo a expositora, não há perigo de a comida queimar, mesmo se o sistema estiver off-line. Isso porque o controle faz com que a temperatura abaixe, caso esteja muito alta para aquele prato.

O HomeCooker next deve ser lançado em 2014, ainda sem previsão de preço.

*A jornalista viajou a convite da Philips